Alunos do projeto Rondon e técnicos da SAF em atividade no interior do Maranhão
Universitários do Projeto Rondon conhecem trabalhos dos técnicos que atendem famílias do Mais IDH

Estudantes e professores participantes do projeto Rondon Regional/Especial “Operação Bacuri” conheceram os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizados por técnicos do Governo do Estado, vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).
As ações são voltadas para segmentos como o de agricultores familiares, que moram nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado e são desenvolvidas por meio do Plano Mais IDH.
Os rondonistas, de sete instituições de ensino superior, acompanharam, no último final de semana, os trabalhos que estão transformando a vida das famílias no município de Serrano do Maranhão, como a implantação dos Sistemas Integrados de Tecnologia Social (Sistecs) e os serviços de assistência aos agricultores familiares.
“Mostramos aos participantes do projeto Rondon como eles podem levar a ideia da implantação de sistemas de baixo custo e alto benefício para outros lugares”, comentou o técnico Cristiano Barros.
Os rondonistas realizam diversas palestras e oficinas envolvendo temas nas áreas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça, entre outros serviços prestados à população.
“Essa parceria é motivo de orgulho e a comprovação de que estamos avançando no caminho certo. São técnicos do Plano Mais IDH, jovens do Projeto Rondon e produtores familiares, juntos, fazendo a história do Maranhão”, ressaltou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
Os técnicos da SAF atendem, desde outubro do ano passado, 1.567 famílias de 30 municípios incluídos no Plano Mais IDH, com atividades como a implantação de Sistecs voltados para o incremento de hortas, criação de suínos, aviários, caprinos e peixes em sistema de tanques.
“Essa é apenas uma das muitas ações que as equipes estão desenvolvendo nos municípios, e eles estão com muita garra em promover a mudança”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
O projeto Rondon Regional/Especial “Operação Bacuri” é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Governo do Estado. É desenvolvido, no Maranhão, pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv).