A VLI, empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, através do projeto Arte Reciclável, que promove e estimula o empreendedorismo sustentável, doou ao grupo Amor e Arte, de Imperatriz, cerca de 500 uniformes usados para serem reaproveitados.
Com destinação anteriormente definida para descarte, os uniformes, cujo tecido é de excelente qualidade, principalmente no tocante à resistência, foram utilizados para confecção de bolsas. Segundo a técnica de planejamento e controle da manutenção da VLI e uma das idealizadoras do projeto, Vanessa Prado, faz parte da cultura organizacional da empresa iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, que inclui ações de reciclagem. “Aproveitamos o momento de mudança de identidade visual da marca, quando substituímos muitos uniformes usados, mas em bom estado”, explica.
Em média, 60 quilos de tecidos voltaram a ter utilidade e o resultado da iniciativa pôde ser visto na exposição que aconteceu no último dia 29, no prédio administrativo do pátio da VLI de Imperatriz. A exposição movimentou a área de vivência da unidade, onde cerca de 50 empregados passaram para conhecer os produtos. “Acho que é uma iniciativa muito positiva da companhia, pois ajuda a gerar renda para os artesãos, ao mesmo tempo em que é uma alternativa para a empresa destinar os uniformes antigos”, afirma o técnico de Planejamento Alberto Carvalho, que visitou a exposição e chegou a adquirir duas peças.
Para Vanessa Prado, as atividades de coleta de objetos possíveis de reciclagem não param nos uniformes. Conforme informou, a intenção é “reciclarmos pneus, caixas de madeiras, papéis e plásticos, estendendo postos de coletas por todo o corredor Centro Norte”, conclui.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Assessoria)