João Lisboa - A Comissão Ambiental da Comarca de João Lisboa, reunida no dia 7, segunda-feira, adotou uma série da providências no contexto do projeto “Uma Sentença, Uma Árvore”.
Foi anunciada a abolição do uso de plásticos descartáveis pelas equipes integrantes da 1ª e 2ª Varas. Será solicitado ao Tribunal de Justiça o envio de bebedouro público com água pressurizada, a fim de que se ponha fim definitivo a todo uso de copos descartáveis no Fórum.
As duas Unidades Judiciárias da comarca já promovem a gestão adequada de papéis, tinta para impressoras e energia elétrica. Serão realizados estudos para identificar de que forma estão sendo efetivamente utilizados esses recursos e que outras providências podem ser adotadas para maximizar o seu rendimento.
No caso dos cartuchos de toner, por exemplo, definiu-se que serão identificados com uma tarja indicadora da data do início da sua utilização. Assim será possível monitorar a sua duração no tempo. Também se pretende adotar a reciclagem desses materiais.
Os papéis já estão sendo impressos em ambos os lados. Será providenciada a confecção de carimbos, que evitarão a impressão de atos repetitivos. Protocolos, material de postagem nos correios e outros itens passarão a ser impressos em papel reaproveitado. Além disso, serão reutilizadas as capas plásticas de processos já arquivados.
O uso da iluminação natural, especialmente nas áreas comuns do prédio-sede da Comarca, e o retardamento da hora de início do funcionamento dos aparelhos condicionadores de ar colaborarão para a redução do uso da energia elétrica.
Dia de mobilização - De acordo com o juiz Márlon Reis, ainda no encontro, foi definido o dia 29 de maio para a realização do dia de mobilização do Projeto “Uma Sentença, Uma Árvore”. Serão realizadas atividades educacionais, plantio de árvores e até uma apresentação musical com temas ambientais. O tema do evento será “Rio +20: vamos precisar de todo mundo”. A Fundação Nordesta, de Genebra, Suíça, está entre as organizações apoiadoras do evento. Nesse dia serão plantadas duas mil árvores correspondentes ao plano de reflorestamento do projeto ambiental do Judiciário maranhense.