A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz, Vigilância Sanitária Municipal, Sebrae e Fiema, farão na próxima terça, 1 de dezembro, às 10h, no auditório da UFMA Centro, Seminário sobre Boas Práticas de Fabricação. Com entrada gratuita, podem participar proprietários de padarias e trabalhadores de Imperatriz que atuam na manipulação de alimentos nesse setor. O objetivo é sensibilizar os participantes a aderirem ao projeto do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA, que buscará conscientizá-los sobre a produção e comercialização segura de produtos nas panificadoras, evitando assim a contaminação dos mesmos.
A professora Germania de Sousa Almeida, coordenadora do projeto “Diagnóstico de Boas Práticas em panificadoras: uma ferramenta na prevenção das doenças transmitidas em alimentos”, explica que a atividade tem três fases. A primeira é a sensibilização dos proprietários e trabalhadores, que ocorrerá durante o seminário. Na segunda fase, após a adesão dos estabelecimentos, ocorrerá o diagnóstico de cada padaria para adequá-la às boas práticas. Na terceira fase será o plano de ação para capacitar esse público a fim de corrigir os procedimentos inadequados. Haverá posterior acompanhamento para auxiliar os estabelecimentos através da educação continuada.
“O propósito é prevenir as doenças transmitidas por alimentos e, consequentemente, os riscos à saúde dos consumidores”, explicou a pesquisadora. Participam do projeto, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMA, quatro estudantes do curso de Engenharia de Alimentos, sendo dois bolsistas e dois voluntários. Os acadêmicos farão os diagnósticos e ministrarão as capacitações, sob orientação de professores colaboradores.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), entre 1999 a 2008, no Brasil foram notificados 6.062 surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), que acometeram 117.330 pessoas. Do total das vítimas, 64 morreram. Uma das medidas para reduzir o risco de contaminações dos alimentos, associadas à manipulação e aos procedimentos incorretos, é a adoção de boas práticas no preparo e manipulação dos produtos. (Assessoria)