São Luís - A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), divulga o Edital Nº 2/2013 - PROEN, que dispõe sobre o cronograma e demais requisitos e procedimentos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições começam na próxima segunda-feira (07) e podem ser feitas no site do SiSU, até o dia 11 de janeiro.
O candidato que não tem acesso à internet ou encontre alguma dificuldade para inscrever-se poderá utilizar o Laboratório do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), localizado ao lado do Prédio Castelo Branco, na Cidade Universitária, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para realizar a sua inscrição. No local foram instalados 18 computadores com acesso à internet e haverá dois auxiliares que darão assistência aos candidatos, além de uma pessoa responsável pelo suporte técnico. Os demais Campus também disponibilizarão computadores com acesso à internet.
Somente poderão se inscrever no processo seletivo do SiSU os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referente ao ano de 2012. O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 7 de janeiro de 2013 até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília-DF.
A divulgação do resultado da primeira etapa será realizada no dia 14 de janeiro. As matrículas ocorrem nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Já o resultado da segunda etapa acontece no dia 28 de janeiro e a matrícula dos candidatos selecionados, nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro.
O Sistema vai oferecer mais de 129 mil vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas. As vagas, 129,2 mil, serão preenchidas por estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação. Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o SiSU se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.