Com o gasto mensal de energia que beira um milhão de reais, sobretudo no momento delicado que o País atravessa, a implantação de uma subestação pode reduzir o consumo em até 45%, representando uma queda considerável no valor da conta de energia do Campus São Luís.
Diante desta preocupação, a equipe do eixo de eficiência energética do Programa Institucional Ufma Sustentável, integrantes do Instituto de Engenharia Elétrica (IEE/Ufma) e a Prefeitura do Campus (Precam) formaram uma comissão para viabilizar um estudo de implantação de uma subestação na Universidade, que possa garantir a redução do consumo e eficiência no uso da energia elétrica da instituição.
O projeto foi apresentado para a Vice-Reitoria da Universidade, na pessoa do Prof. Dr. Fernando Carvalho, no final do ano passado. Na oportunidade, o vice-reitor destacou que "A Universidade precisa otimizar gastos públicos com a implantação de estratégias mais eficazes de consumo de energia, só assim pode-se pensar em economizar recursos para investir cada vez mais nas atividades-fins da instituição: ensino, pesquisa e extensão".
O Prof. Dr. Shigeaki Leite de Lima, engenheiro elétrico e docente do programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da UFMA, destacou que o ar-condicionado é o maior vilão do consumo de energia na Universidade. "O ar-condicionado representa um montante significativo no consumo", destaca o professor.
O Prof. Msc. Flávio Pires, coordenador do Programa Ufma Sustentável, informou que "alunos e servidores da Ufma precisam estar conscientes das medidas necessárias para a redução do consumo na nossa universidade. Iniciativas já acontecem, como por exemplo, no prédio Paulo Freire, em que centenas de lâmpadas convencionais foram substituídas por LED", destaca o docente.
Saiba mais
Antes de chegar às casas, a eletricidade passa por um sistema de transmissão, que leva a energia desde a usina até as subestações (SEs), que por meio de transformadores, elevam ou diminuem a tensão elétrica, evitando a perda excessiva de energia. Com uma tensão elétrica elevada, os transformadores contidos em uma subestação evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso da usina até as residências.
Nos centros urbanos a tensão é rebaixada, permitindo a distribuição da energia pela cidade. As (SEs) funcionam basicamente como pontos de entrega de energia, que evitam o desperdício de energia e garantem uma rede sólida de distribuição de energia elétrica. (Assessoria-UFMA)
Comentários