O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) recomendou ao chefe de Departamento e ao coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que cumpram, rigorosamente, nos futuros seletivos para o Programa Especial Institucional de Bolsa de Monitoria, todas as regras que regulamentam o processo.
Tramita no MPF/MA inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades referentes a não realização de processo seletivo para a escolha de monitores bolsistas no curso de Direito da instituição, conforme estabelecido pela resolução nº 41/90 – Consepe e pela norma de serviço PROG nº 01/93, que estabelece a exigência de processo seletivo específico com provas escrita e prática, e, também, análise de histórico escolar e currículo.
Com o inquérito foi apurado que, na seleção dos candidatos participantes do programa de monitoria do 2º semestre de 2009, houve a supressão da fase escrita e, dos estudantes contemplados com bolsas de monitoria em 2010, não foi comprovada a realização da prova escrita por todos os participantes aprovados.
Para o MPF/MA, por se tratar de programa com pagamento de bolsa, cujos valores são de natureza pública federal, todo o processo de seleção deve ser pautado nos princípios da publicidade e isonomia e todos os critérios pré-definidos devem ser observados e amplamente divulgados.
A recomendação foi enviada ao chefe do Departamento e ao coordenador do Curso de Direito da Ufma no último dia 3 de maio e, dentro do prazo máximo de 15 dias, a instituição deverá manifestar se acatará ou não a recomendação. O não atendimento implicará a adoção de medidas legais pertinentes.
Publicado em Regional na Edição Nº 14700
UFMA deve cumprir normas na admissão de estudantes no Programa de Bolsas de Monitoria
Conforme apurado em inquérito civil público, estudantes do curso de Direito já foram contemplados com bolsas de monitoria sem realizarem todas as fases do processo seletivo
Comentários