Prof. Dr. Fagno Soares ministrou aula Magna no Campus de Açailândia estará na aula inaugural do campus de Imperatriz

A mais nova universidade pública do Brasil está com um pouco mais de 60 dias de criada, e em meio a planejamentos, obras e expansão, passa a ser realidade para toda a comunidade. Estruturada em dois campi, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão já deu início às aulas no Campus de Açailândia dia 6 de março e recepcionou os alunos da cidade com uma aula inaugural onde apresentou sua nova estrutura organizacional e os membros da administração superior.
No próximo dia 13 (segunda-feira) será a vez do Campus de Imperatriz dar início ao período letivo e também de realizar uma aula inaugural. "É um evento para recepcionar não só os novatos, mas também os alunos veteranos que até ano passado estavam ligados ao CESI-UEMA, mas que agora fazem parte da UEMASUL. Além de nos apresentar, é preciso explicar como vai funcionar esta nova instituição e sanar as dúvidas que possam existir sobre esse processo", afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.
A programação acontecerá nos três períodos, atendendo a todos os cursos do campus. A programação contará com as aulas magnas da Prof. Dra. Orleane Evangelista, egressa do antigo CESI-UEMA e que hoje é a Gestora Regional de Educação e docente da UEMASUL; do Prof. Dr. Fagno Soares, docente do IFMA de Açailândia, que também é egresso do CESI-UEMA e que ministrou a aula magna no Campus de Açailândia; e de Jhonatan Almada, secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. "O objetivo é acolher e recepcionar os alunos no universo acadêmico, destacando aspectos específicos da educação superior e da prática profissional das licenciaturas e bacharelados", explicou Expedito Barroso, vice-reitor da UEMASUL.
"É uma grande honra ser convidado para ministrar a aula Magna, e uma boa oportunidade para falar do papel da universidade no desenvolvimento regional, pois estudos já comprovam que as universidades regionais têm uma grande contribuição para o processo de desenvolvimento das cidades e região onde estão instaladas, uma experiência comprovada na expansão da rede federal nos últimos 14 anos e a transformação que essa rede proporcionou nos municípios e regiões onde elas foram inseridos", afirmou Jhonatan Almada. A programação contará também com apresentações musicais de Paulo Maciel, Anderson Lima e Zé Cláudio, todos egressos do CESI-UEMA.