São Luís - O Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de quarta-feira (30), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praia Grande, em São Luís, a abertura da I Jornada de Formação Docente que teve como tema a “Pedagogia da infância e suas singularidades”. O evento terminou nessa sexta-feira (2) nos prédios dos centros de estudos da universidade estadual.
A abertura contou com a conferência “Pedagogia da Infância e o papel do docente na construção de sua identidade”, ministrada pelo professor Casimiro de Medeiros Campos. Ele tratou da docência e da construção da autonomia, fazendo diversos questionamentos sobre a ação educativa, a prática docente e o que é ser professor. “A docência é uma prática, sendo que, a identidade do professor nasce na sala de aula, na tomada de posição do professor e na gestão em seus diversos ângulos”, afirmou.
O objetivo do evento é refletir sobre a pedagogia da infância e o papel do docente na construção da sua identidade, e proporcionar a integração dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia nas modalidades à distância e presencial, e docentes das instituições de Ensino Superior (IES).
Serão oferecidas conferências, palestras, comunicações orais, minicursos e oficinas. Ao final, será feita uma homenagem aos precursores da EAD no Estado do Maranhão.
Participaram da solenidade de abertura o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Curso de Pedagogia a distância, Heloísa Varão; a coordenadora pedagógica do UemaNet, Maria de Fátima Rios, representando o coordenador-geral do Núcleo, Roberto Serra; o vice-presidente na região Nordeste da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), Roberto Paulo Gurgel; e o conferencista da noite, professor Casemiro de Medeiros Campos.
O reitor enfatizou ser discutir educação é extremamente importante para melhorar o nível de informação daqueles que acreditam em fazer educação utilizando a tecnologia. “Tenho certeza que os dias que virão serão proveitosos e tenho a convicção que a educação é um fator diferencial para a melhoria da qualidade de vida”.
Segundo Heloísa Varão, o evento provém de um desejo de formação continuada, em que a Educação cada vez mais vem quebrando barreiras e se expandindo. “Esta I Jornada tem o propósito de aproximar os acadêmicos do Curso de Pedagogia a distância, da Especialização em Educação Infantil e das organizações não governamentais visando ampliar as experiências e traçar caminhos pedagógicos que favoreçam o encontro da cultura infantil com a mediação do adulto e que valorize as trocas entre alunos e professores, rumo à construção da identidade docente para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e promover uma educação onde a infância possa ser vivida em toda a plenitude”, mencionou Heloísa. (Alcindo Barros)
Publicado em Regional na Edição Nº 14267
Comentários