A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, quinta-feira (23), da Vale, o prédio do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa).
A solenidade de doação foi realizada com o descerramento da placa, com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira e pelo diretor de Logística Norte da Vale, Carlos Mello Júnior, além de executivos da Vale, gestores e estudantes da Uema e autoridades do município de Açailândia.
O reitor disse que a Uema vem encontrando alternativas viáveis para a melhoria de suas instalações. “Apresentou seu pleito à Vale e conseguiu a doação da unidade para ser incorporada ao patrimônio da Universidade”.
Para o diretor da Vale, Carlos Mello Júnior, a iniciativa é produto do papel social da empresa e da Uema. “Por meio da doação definitiva dos prédios, a Vale cumpre o seu papel de contribuir com a formação de mão de obra qualificada”.
Com o prédio, a Uema aprimora o seu atendimento de Açailândia, município relativamente jovem, de apenas 32 anos. A Uema planeja aumentar a oferta de cursos no município. Desde 2002, Uema está instalada em Açailândia.
Começou com os cursos de licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas. Em seguida, foi implantado o Programa de Capacitação de Docentes (Procad), para desenvolver os cursos de Letras, História e Pedagogia e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, por intermédio do Núcleo de Educação a Distância (Nead). Depois chegou o Programa de Qualificação de Docentes (PQD), que trouxe as licenciaturas em Biologia Matemática, Letras, História e Geografia.
E, por fim, o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), com a modalidade a distância, e o Programa Darcy Ribeiro, com os cursos presenciais, a partir de 2006. Atualmente, o Cesa possui uma excelente estrutura física para atender os 1.105 alunos matriculados.
Publicado em Regional na Edição Nº 14914
Comentários