São Luís - O IV Encontro Internacional de História Antiga e Medieval, realizado pelo Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), traz nesta edição como temática de discussão “Viagens e Viajantes: Cultura, Imaginário e Espacialidade”. A solenidade de abertura do encontro aconteceu, na terça-feira (11), no auditório do Rio Poty Hotel.
O evento tem o intuito de fortalecer a pesquisa no campo da história antiga e medieval, oferecendo subsídios para os alunos, professores e pesquisadores, através da troca de experiências com estudiosos do Brasil e do exterior. Busca, também, enfatizar a relação da antiguidade e medievo com a simbologia e relações de poder na sociedade atual.
Na cerimônia de abertura compuseram a mesa solene o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana, representado o reitor José Augusto Silva Oliveira; e os demais os pró-reitores de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Ferreira; de Planejamento, Antonio Pereira; e de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Rosane Guerra; a presidente da comissão organizadora do evento, Adriana Zierer; a diretora do Curso de História da Uema, Ana Lívia Bonfim; e a professora Júlia Constânça Pereira Camelo, representando a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Andréa de Araújo.
Na ocasião, o pró-reitor Walter Canales desejou boas-vindas aos participantes do evento, docentes e discentes, oriundos de 25 instituições de ensino superior, nacionais e do exterior, falou também da importância do evento para a Uema. Esta edição só ratifica a relevância desse Encontro para a Universidade, que ganha visibilidade no cenário nacional e internacional, pela grandiosidade desse empreendimento acadêmico. Além disso, ao reunir diversas categorias de alunos e professores para o debate de assuntos de um período específico da história, mostra a cada um de nós que, as especificidades da história antiga e medieval possibilitam uma melhor compreensão dos atuais contextos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam a sociedade contemporânea.
Como parte das atividades da cerimônia de abertura, foi composta uma mesa de trabalhos sob a coordenação da professora Adriana Zierer, que contou com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora doutora Vânia Leite Fróes e do renomado pesquisador francês Jean-Claude Schmitt, que, na ocasião, proferiu a conferência “Le premier Voyage d’Etat de l’histoire européenne: l’empereur Charles IV de Bohème à Paris em janvier 1378".
O conferencista fez uma abordagem sobre a primeira viagem de estado da história européia, realizada durante o domínio do imperador Carlos IV, da Boêmia em Paris, em janeiro de 1378. Segundo o pesquisador, para realizar esse importante estudo foi imprescindível a utilização de fontes documentais históricas como a iconografia, bem como os manuscritos, entre outras.
De acordo com o acadêmico do 3º período do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Diego Fernando Rabelo, a conferência alcançou suas expectativas. “A palestra me possibilitou uma maior compreensão da história antiga e medieval, assim como de suas especificidades e do próprio imaginário coletivo que predominava na época”, ressaltou.
Após a conferência, houve ainda uma apresentação artístico-cultural pelos professores da (UFF), Márcio Paes Selles e Lenora Pinto Mendes, componentes do Conjunto de Música Medieval daquela instituição. Eles apresentaram cerca de seis músicas, incluindo cantigas sacras. Os amantes da música antiga participaram da atração em um clima de descontração e apreciaram o que há de melhor nas canções do período histórico medieval.