São Luís - Serão iniciadas, nesta terça-feira (27), as atividades do Curso de Resíduos de Biomassa para Produção de Biocombustíveis no Maranhão, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio Núcleo de Biocombustíveis da Uema (UemaBio).
A recepção e o credenciamento dos participantes acontecerão, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), local onde todas as atividades serão realizadas até quinta-feira (29), nos períodos da manhã e tarde.
Em seguida, às 9h, os trabalhos serão abertos com a palestra do representante da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Elias Ramos de Souza, sobre o tema “Pesquisa e Desenvolvimento do Setor do Petróleo, Gás e Biocombustível”.
O objetivo do curso, segundo o seu coordenador geral, o engenheiro agrônomo e professor da Uema, Hamilton Jesus Santos Almeida, “é treinar e capacitar professores, pesquisadores, alunos e empresários, com base no conhecimento, tecnologias inovadoras e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao uso de biomassa para a produção de biocombustíveis, energia e insumos químicos de forma sustentável”.
Durante três dias, serão discutidos temas como combustão de sólidos, geradores de vapor, controle de emissão, gaseificação e pirólise de resíduos. Todos esses tópicos de atual relevância na pesquisa e na aplicação, visando à troca de experiência entre os participantes e o estreitamento dos laços entre a comunidade acadêmica e o setor industrial.
São parceiros da Uema na realização deste evento a Petrobras, Vale, Sebrae-Ma, Secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Sinc), Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e Minas e Energia (Seme) e Alumar.
Publicado em Regional na Edição Nº 14213
Comentários