São Luís - A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nessa quarta-feira (14), o II Prêmio Conciliar é Legal, com o projeto Precatório Itinerante. Apenas três tribunais do país conquistaram a premiação, e o TRT do Maranhão foi o vencedor na categoria Justiça do Trabalho.
Concedido pelo Movimento pela Conciliação, coordenado pelo CNJ, o prêmio objetiva identificar, premiar e disseminar experiências que contribuam para a pacificação de conflitos, modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira. Nas categorias Justiça Estadual e Federal, receberam o prêmio o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4).
Márcia Andrea Farias disse que a premiação é um reconhecimento pelo trabalho de todos que buscam solucionar as lides trabalhistas de forma célere. Segundo a magistrada, o Precatório Itinerante é uma iniciativa pioneira do TRT do Maranhão. Consiste na realização de audiências itinerantes nas varas do trabalho do interior para reduzir o número de execuções em fase de precatório ou o tempo para pagamento desses precatórios, mobilizando a população do local juntamente com o representante municipal para solucionar os conflitos, de forma amigável e célere, evitando com isso o deslocamento das partes à sede do Tribunal.
Nos últimos dois anos o TRT do Maranhão recebeu 13 premiações, sendo três do CNJ, uma delas menção honrosa, pelo julgamento de todos os processos ajuizados até 31.12.2005. Em 2010, o Conselho também concedeu menção honrosa à Justiça do Trabalho do Maranhão pelos projetos Itinerante e Pauta Especial da Conciliação na Execução e pelo cumprimento de seis das metas do Judiciário Nacional. O TRT foi premiado ainda por outras instituições nas áreas de educação corporativa, comunicação, gestão estratégica, ambiental, trabalho escravo e direitos humanos.
Publicado em Regional na Edição Nº 14277
Comentários