Maquete do projeto do novo Fórum de Imperatriz
Maquete do projeto da nova sede do Tribunal de Justiça do Maranhão

Os projetos para construção dos novos prédios do Tribunal de Justiça e do fórum da comarca de Imperatriz estão em fase de formulação e revisão. A primeira etapa para a realização das obras ocorrerá com a deflagração de processos licitatórios, de concorrência pública, para as fases de terraplenagem e contenção.
“A legitimidade de todas as etapas das obras será garantida principalmente pela transparência do processo”, informa o diretor de Engenharia do TJ, Rui Barbosa Sobrinho.
Segundo Barbosa, os projetos das novas unidades consideram a atualidade da arquitetura judiciária do Brasil e do mundo, seguindo tendências que visam à preservação do meio ambiente.
Os prédios terão painéis de vidro com células fotovoltaicas, que utilizam a energia solar para geração de eletricidade para alimentar, por exemplo, o sistema de refrigeração. Outra medida de sustentabilidade será a reutilização da água descartada nos lavatórios para outros fins, como irrigação e descarga.
O projeto do novo prédio do Tribunal de Justiça prevê ainda a construção de um pequeno jardim botânico, onde serão replantadas espécimes de árvores nativas do Sítio Santa Eulália, como forma de manter um registro vivo das plantas.
“A ideia é acompanhar o fluxo da prestação jurisdicional, criando facilidades e integração com a comunidade, a exemplo de auditórios e áreas de evento”, explica Barbosa.
400 anos – Em homenagem aos 400 anos da cidade de São Luís, em 2012, o Tribunal de Justiça, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN), irá recuperar pelo menos quatro prédios tombados da capital. Os prédios – que servirão ao uso do Tribunal – estão localizados na Rua do Egito (dois prédios), Rua Rio Branco e Rua de Nazaré.
(Juliana Mendes - Assessoria de Comunicação do TJMA)