As comarcas de Tasso Fragoso e São Francisco do Maranhão estão recebendo novos links de dados para agilizar os procedimentos nas secretarias judiciais e no atendimento ao público que recorre diariamente à Justiça. Em ambas as unidades, a velocidade de acesso à internet, serviços e sistemas do Judiciário está quatro vezes maior em relação à capacidade anterior.
A medida reduz as dificuldades de comunicação nas duas comarcas, que estão entre as que se localizam nas regiões mais distantes da sede do Judiciário. Tasso Fragoso, que pertence ao polo de Imperatriz, fica a 986 Km de São Luís. Já São Francisco do Maranhão, comarca do polo de São João dos Patos, fica a 705 Km da capital, na divisa com o Piauí.
Os links que aumentam a capacidade transmissão de dados já estão instalados em mais de 130 unidades judiciais e administrativas da capital e do interior, quadruplicando a velocidade de conexão entre os diversos setores e a Central de Processamento de Dados do TJMA, que fica em São Luís.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, diz que os links vão melhorar a qualidade dos serviços forenses. “Nosso objetivo é garantir a celeridade da Justiça e responder à altura as demandas da sociedade”, salienta o presidente.
Links instalados - No interior do Estado, cerca de 100 comarcas já receberam os links de 2Mbps (megabits por segundo), entre elas Açailândia; Anajatuba; Araioses; Arari; Bacabal; Balsas; Brejo; Buriti; Buriti Bravo; Buriticupu; Caxias (fórum e juizado); Codó; Colinas; Coroatá; Chapadinha; Estreito; Guimarães; Imperatriz (fórum, juizado e Turma Recursal); Itapecuru-Mirim; Itinga do Maranhão; João Lisboa; Lago da Pedra; Magalhães de Almeida; Matinha; Mirinzal e Olho D’Água das Cunhãs.
Os links foram instalados também nos fóruns das comarcas de Paço do Lumiar; Paulo Ramos; Pedreiras; Penalva; Pinheiro; Pio XII; Porto Franco; Raposa; Riachão; Rosário; São Vicente Férrer; Santa Inês; Santa Luzia; Santa Quitéria; Santa Rita; São Bernardo; São Domingos do Maranhão; São José de Ribamar; São Luís Gonzaga; São Mateus; Senador La Roque; Timbiras; Tutóia; Tuntum; Urbano Santos; Vargem Grande; Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.
As demais unidades que integram a nova rede de dados do Judiciário, também receberam novos links durante o ano de 2011 e contam agora com velocidade de 2 Mbps, passando a operar com velocidade de oito vezes maior. Para ser concluído o trabalho de expansão da rede faltam integrar apenas 11 das 112 comarcas do Maranhão. (Irma Helenn - Asscom/TJMA)
Publicado em Regional na Edição Nº 14402
Comentários