João Lisboa - Depois dos povoados Capemba D’Água, Mussambê, Assentamento São Benedito, Bom Lugar e Centro dos Carlos terem recebido o benefício da triagem que detecta a catarata, agora chegou a vez da sede.
Nessa sexta-feira (03/02), a campanha aconteceu na sede da Associação de Moradores da Cidade Nova e mais de 60 pessoas foram examinadas. Na maioria delas foi detectada a catarata, as outras tinham pterígio, uma espécie de carne que nasce sobre olho causando a cegueira se não retirado a tempo.
Todas essas pessoas foram acompanhadas por um técnico em Oftalmologia que com um aparelho luminoso colocado sobre o olho do paciente detectava a doença.
De todos os examinados, o caso mais grave é o de Dona Maria do Carmo Cardoso de Melo, de 68 anos. Além da catarata, ela também tem o pterígio em estado avançado, o que significa dizer que a mesma precisa ser operada o mais rápido possível.
As pessoas nas quais foi detectada a catara irão passar por uma série de exames para depois serem operadas gratuitamente.
Uma cirurgia para a retirada da catarata custa em média R$ 2.000,00, mas dentro desse programa do governo federal a cirurgia é gratuita e beneficia apenas pessoas com idade acima dos 55 anos.
De acordo com o Dr. Enoque e o deputado Pádua, a tendência é de realizar esse trabalho em vários bairros da cidade para beneficiar a maioria das pessoas que sofrem com esse terrível problema e que muitos não têm condições financeiras para arcar com as despesas do tratamento para voltar a ter uma vida normal.
O próximo passo agora será o bairro Norte Sul. A data ainda não foi definida, mas, segundo o Dr. Enoque, se tudo sair de acordo com o programado, poderá acontecer na próxima semana.
Tanto a catarata quanto o pterígio podem levar a pessoa à perda da visão e, para que isso não aconteça, é preciso realizar um procedimento cirúrgico a laser, que é rápido e indolor.
Vale ressaltar que esse é um programa do governo federal, em parceria com o governo do estado do Maranhão, que através do Dr. Enoque e do deputado estadual Dr. Pádua (PSD), está sendo realizado em João Lisboa. (Assessoria)