O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão confirmou a participação de mais 6 municípios que integrarão o projeto de expansão da biometria no estado. São eles: Cajari, Viana, Santa Inês, Paulo Ramos, Marajá do Sena e Bela Vista do Maranhão.
A confirmação ocorreu durante reuniões realizadas nessa segunda e terça-feira, 18 e 19 de maio, pelo coordenador do projeto, juiz auxiliar Sebastião Bonfim (presidência) e juízes eleitorais, chefes de cartório, prefeitos, presidentes das Câmaras e vereadores dos referidos municípios, que garantiram o apoio e a participação dos poderes executivo e legislativo na empreitada.
Bonfim demonstrou a importância do recadastramento biométrico para a sociedade e reafirmou a participação da classe política para o sucesso dos trabalhos. Para ele, o envolvimento do poder público nesses municípios “é de grande valia, uma vez que, o apoio com recursos humano e logístico é essencial para o êxito do projeto”.
Participaram das reuniões os desembargadores eleitorais Lourival Serejo (vice-presidente e corregedor do TRE-MA) e José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor). Ambos foram unânimes em afirmar que essas reuniões servem para que juízes, chefes de cartório e classe política se envolvam em um só objetivo que é de implantar sistema seguro e banco de dados atualizado e confiável. “Com a biometria evitaremos a fraude no ato da votação e no ato da apuração”, explicou Eulálio Figueiredo.
O secretário de Tecnologia da Informação do Regional, Wagner Sales, mostrou o planejamento de execução do projeto, que será realizado em duas etapas: a primeira com atendimento ordinário no Fórum Eleitoral, onde os eleitores que procurarem os cartórios eleitorais em busca dos serviços já o farão com dados biométricos; e a segunda etapa que será a revisão obrigatória prevista para iniciar em julho com duração de 3 meses. Foi apresentado, também, o número de recursos humanos necessário para atuarem nos kits biométricos.
Com a inclusão dessas cidades, serão mais de 136 mil eleitores que, a partir de julho, serão cadastrados com dados biométricos.
Comentários