Domingos Cezar
A Câmara Municipal de Itinga do Maranhão empossou, no último dia 17 de abril, o advogado Maxwil de Oliveira Reis, que se tornou o primeiro vereador eleito no município pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Para chegar na Câmara Municipal, Maxwil percorrer um longo caminho jurídico.
Em 7 de outubro de 2012, o jovem Maxwil Reis foi declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, logo após a eleição de outubro daquele ano. Entretanto o TRE, por intermédio do Relator e então Desembargador, Sérgio Muniz – que ora ocupava a vaga por indicação da OAB/MA – não teve o mesmo entendimento.
O relator entendeu que o então candidato a vereador Luciano Ferreira Santos teria direito em ter seus votos validados, mesmo tendo conhecimento de que Luciano Santos não teria votado nas últimas eleições, não justificou o voto, e nem pagou a multa referente a sua ausência às urnas.
Finalmente, depois de uma longa batalha judicial, o TSE ratificou a posição dos Desembargadores do TRE, homologado pelo Superior Tribunal Federal – STF, mantendo o indeferimento do registro de candidatura de Luciano Ferreira Santos, e empossando Maxwil de Oliveira Reis.
A solenidade de posse do vereador comunista foi prestigiada pelo suplente de deputado federal Deoclides Macedo; vereadores Marco Aurélio Oliveira, Marquinho e Fábio Pereira, ambos do município de Açailândia, e o presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Brejão, Haroldo Lira.
O advogado e vereador Maxwil de Oliveira Reis, o Max, é membro de uma família que sempre esteve ligada aos movimentos sociais, notadamente na defesa da reforma agrária. Começou a militar na política ainda no movimento estudantil, mas sempre em partidos que defendem ações em benefício da classe trabalhadora, especialmente a rural.
Comentários