A partir da próxima segunda-feira (5), a tramitação de processos na Junta Comercial do Maranhão (Jucema) de dará exclusivamente pelo portal do ‘Empresa Fácil’, plataforma digital por meio da qual é possível abrir, alterar ou dar baixa em uma empresa de maneira fácil e rápida. A ferramenta faz a comunicação virtual que permite a integração de todos os órgãos e instituições envolvidas no registro mercantil e no licenciamento empresarial.

“A ferramenta é mais uma importante medida do atual governo no sentido de desburocratizar o processo e facilitar a vida dos usuários da Jucema, o que faz parte do processo de implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – a RedeSim”, afirmou o presidente da Junta Comercial do Maranhão. Com o sistema online, a tramitação do processo será mais simples e ágil e realizado em única entrada de dados por meio da internet.
Outro benefício apontado do ‘Empresa Fácil’ diz respeito ao fato de que o empresário terá que se deslocar uma única vez ao órgão para entregar a documentação básica. “O sistema é realmente um facilitador para o empresário, que passará a ir se deslocar para apenas um órgão e todos os demais processos serão feitos pela internet”, reforçou. 
No portal Empresa Fácil será possível consultar de forma integrada todas as informações e exigências para abertura de empresa; realizar consulta prévia e checar a disponibilidade do nome empresarial e da viabilidade da localização; preparar um contrato eletrônico e o registro da empresa, emitir CNPJ, inscrições fiscais, licenças e alvarás, nota fiscal avulsa no caso do micro empreendedor individual, entre outros benefícios.