O festejo de Nossa Senhora da Serra Cinta começou no dia 10 de agosto. No dia 11 aconteceu uma missa às 15h30, em São João do Paraíso, com o padre Tiãozin. Os fiéis, após o término da missa, começaram a caminhada em direção à Serra da Cinta. Foram varias autoridades. Uma ambulância com enfermeira acompanhou. O padre Brandão pediu que os fiéis não caminhassem na frente com pressa, para que todos caminhassem juntos o percurso de 60km, de São João do Paraíso a Serra da Cinta. A caminhada serve para os fiéis pagarem promessas. Quando a serra ainda era de mata virgem, as pessoas já iam rezar. A Serra da Cinta é no município de Sítio Novo do Maranhão.
O padre Brandão ficou na serra recebendo os fiéis, que iam chegando para celebrar a missa, que aconteceu no sábado, dia 12 de agosto, pela manhã. Ele acordou às 4h para recepcionar todos que chegavam. Aconteceram também batizados.
O padre Brandão pede que os fiéis não coloquem dinheiro nos buracos da serra. Depois da missa há um leilão, e em seguida o padre pede que as pessoas façam silêncio para que possam dormir. Também pede para que casais não durmam juntos, que fiquem em redes separadas. No local há a segurança de policiais de Sítio Novo e São João do Paraíso. O padre comunica também que na serra não tem sinal de celular. Os fiéis armam as redes em árvores.
O padre Brandão agradeceu ao major Luna, da Polícia Militar de Estreito, e o sargento Soares, que permaneceram todos os dias do festejo promovendo segurança. Também agradeceu a todas as autoridades que compareceram, como o prefeito de São João do Paraíso e o presidente da Câmara do mesmo município.
Um pouco da história da Serra da Cinta: alguns vaqueiros que estavam por perto da serra escutaram o choro de uma criança. Ao se dirigirem à serra para ver se a criança estava lá, não a encontraram, porém os vaqueiros viram um semblante da Nossa Senhora da Serra, assim ficou conhecida como Serra da Cinta.
O padre Brandão informou que não teve nenhum incidente. (Aldo Produções)