São Luís - O novo secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), Jádson Medeiros Lago, foi empossado no cargo, nessa sexta-feira (9), durante reunião extraordinária do colegiado realizada na sala da Vice-Governadoria, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
Jádson Medeiros foi nomeado pela secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, que também preside o Cedrus, desde o final do ano passado quando, em conformidade com o disposto na Lei Estadual 9.473, de 10 de outubro de 2011, o conselho foi desvinculado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e vinculado à pasta da Sedagro.
“O Cedrus é ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e atua em defesa do desenvolvimento rural sustentável, apóia a agricultura familiar e discute as políticas públicas voltadas para os agricultores familiares”, disse Jádson Medeiros, ao destacar o papel do conselho no setor público da agricultura.
Os membros do Cedrus também aprovaram a realização da I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural e o regimento interno que define as regras do evento que acontece em São Luís nos dias 23 e 24 de março, no centro de treinamento da Fetaema, na Estrada do Araçagi, que terá como tema “Ater para Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Maranhão Rural”.
“A conferência estadual pretende consolidar uma Ater para a agricultura familiar no Maranhão, possibilitando a qualificação e a ampliação dos serviços, com foco no desenvolvimento rural”, disse a secretária Conceição Andrade.
Os conselheiros abordaram ainda temas como a necessidade de reestruturação do Cedrus e das câmaras técnicas e a realização de oficinas com instituições parceiras, ocasião em que vão ser discutidas as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Estiveram presentes à reunião, representantes das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Agricultura, Pecuária e Pesca; Educação; e Ciência e Tecnologia; da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Também participaram representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Maranhão (DFDA-MA) Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CMTR), Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert) e União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Uaefama). (Rejane Freitas)
Publicado em Regional na Edição Nº 14349
Comentários