São Luís - A coordenação do Programa Garantia Safra, que é executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Agrícola do Maranhão (Agerp), visitou os polos regionais de Balsas e São João dos Patos.
No período de 26 de junho a 6 de julho, os técnicos estiveram em 14 localidades, cujo intuito foi sensibilizar prefeitos e secretários de agricultura para estimular a participação dos agricultores familiares no Programa Garantia Safra.
Uma das principais preocupações da coordenação do programa é a estiagem prolongada que atingiu a maioria dos municípios, haja vista ser o Garantia Safra uma das ações mais importantes tanto para os agricultores familiares, quanto para os governos estaduais e municipais.
“A nossa passagem por essas duas unidades regionais da Agerp foi motivada principalmente por conta da colheita, comprometida pela estiagem que atingiu uma média de 70% das áreas em produção dos agricultores familiares dos municípios dessas regiões”, disse o coordenador estadual do Garantia Safra, Giancarlo Pinheiro Rosa.
As visitas nas demais regionais da Agerp vão ocorrer até o fim setembro, quando encerram as inscrições para a safra 2012/2013. Giancarlo Rosa, fala que as inscrições iniciaram desde o dia primeiro deste mês e que para participar, os agricultores poderão procurar as unidades regionais da Agerp.
Garantia Safra
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte de Minas Gerais (Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha) e na área norte do estado do Espírito Santo ? área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida ? que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Para participar do Garantia Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Sudene façam adesão ao programa. (Leocândida Rocha)
Critérios para enquadramento dos agricultores familiares no programa:
1- Não ter a qualquer tipo, área superior a quatro (4), módulos fiscais;
2- Ter trabalho familiar com base na exploração do estabelecimento;
3- Morar dentro do estabelecimento rural ou próximo à ele;
4- Ter renda bruta salarial mensal de 1,5 salário mínimo;
5- Cultivar áreas não irrigadas de arroz, milho, feijão e mandioca;
6- Ter área plantada de 0,6 até 10 hectares.
Comentários