A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira (11) um treinamento para capacitação e operação do sistema ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é preparar colaboradores para atuarem nas ouvidorias municipais.
O treinamento destina-se a técnicos de cinco municípios maranhenses (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias e Imperatriz) que atuam ou irão atuar em bases de ouvidorias municipais já em funcionamento ou em fase de implantação. A capacitação está focada no módulo inicial de atuação dos colaboradores, que diz respeito ao aprendizado para operação do sistema ouvidor SUS em “nível I”, ou seja, treinamento para cadastro, envio e recebimento de demandas.
De acordo com a ouvidora geral Neusa Lima, o treinamento é uma das fases do projeto “Apoiador”, desenvolvido pela Ouvidoria estadual para sensibilizar e incentivar os municípios a instalar suas ouvidorias. “Estamos trabalhando para que seja constituída uma rede de serviços da Ouvidoria no estado. Fazemos visitas para divulgação da Ouvidoria e da importância da implantação de uma base dentro das estruturas municipais, para que o próprio gestor possa dar respostas rápidas e eficazes à população”, explica ela, informando que já foram realizadas 60 visitas em diversos municípios com população superior a 100 mil habitantes.
Atuação - A Ouvidoria Geral é um canal de comunicação que possibilita a mediação e a busca do equilíbrio entre os cidadãos e os serviços do SUS. Atuando há cerca de um ano com ouvidorias itinerantes e principalmente com o serviço de “Disque Ouvidoria”, acionado pelo número 160 em setor específico, equipado com computadores, impressoras e internet, o órgão trabalha para ser referencia entre as ouvidorias do Norte e Nordeste, atingindo uma marca de 600 registros ao ano, uma média de 50 demandas ao mês.
Segundo Tânia Lustosa, facilitadora do treinamento e referencia técnica do estado junto à coordenação nacional das ouvidorias do SUS, a Ouvidoria já realiza um trabalho forte na sensibilização e descentralização do atendimento, e com bons resultados quanto ao acolhimento e cadastro das demandas, atingindo resolutividade de 70% dos casos.
“A ouvidoria tem desenvolvido seu papel com afinco, e tem sido um artifício importante para que se possa contribuir com um SUS cada vez mais pautado na sua essência, de ser um sistema que atenda a todo e qualquer cidadão independente da condição ou classe social”, diz Tânia Lustosa.
A capacitação iniciada nessa segunda-feira (11) está sendo realizada na sede da Ouvidoria, no bairro da Ivar Saldanha, em São Luís, e prossegue até sexta-feira (15). (Walber Oliveira)
Publicado em Regional na Edição Nº 14425
Comentários