Técnicos das Unidades Regionais de Educação durante curso de capacitação para o Censo Escolar de 2011

São Luís - Técnicos dos 217 municípios, das unidades regionais, secretários municipais de educação, gestores, responsáveis pelo censo escolar no Estado e das escolas privadas estão participando da capacitação para operacionalizar o cadastro do Censo Escolar 2011. A capacitação que teve início na segunda-feira (23), no auditório da Escola Modelo Benedito Leite, será encerrada nesta sexta-feira (27). O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A supervisora de estatística da Seduc, Lourinalva Nunes de Jesus, explicou que a capacitação visa preparar os técnicos para fazer um levantamento completo do rendimento e da situação dos alunos no ano letivo de 2011, como taxa de evasão escolar, aprovação e transferência. O censo será realizado no período de 1º de fevereiro a 12 de março.
Ela destacou a importância do censo escolar e seu impacto financeiro. Disse que o resultado final servirá para subsidiar os órgãos do Governo Federal na liberação dos repasses dos recursos constitucionais para o estado e os municípios. Os recursos são calculados pelo número de alunos matriculados regularmente no ensino médio e fundamental.
Lourinalva Nunes disse, ainda, que a capacitação visa transmitir para os participantes a importância do censo escolar, pois o resultado final do levantamento também contribui de forma positiva para a avaliação da Prova Brasil.
A supervisora de estatística da Seduc explicou que os resultados do censo escolar servem para balizar todos os programas educacionais do Governo Federal e definir os repasses de recursos para programas como merenda escolar, transporte escolar e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
A realização do censo escolar também tem por objetivo fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional do estado, subsidiando a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da equidade, efetividade e qualidade do ensino.