Equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), coordenada pelo secretário Victor Mendes, visitou, esta semana, a usina termelétrica Parnaíba (UTE Parnaíba), da MPX, no município de Santo Antônio dos Lopes. Victor Mendes visitou também as instalações da Unidade de Tratamento de Gás Parnaíba, no município de Capinzal do Norte, e o Campo de Gavião Real, da empresa OGX Maranhão.
Na ocasião, o secretário Victor Mendes, o adjunto, Jânio de Castro Lima, e o superintendente de Licenças Ambientais, Raphael Belleza, conheceram in loco detalhes sobre o projeto da termelétrica e as ações desenvolvidas pela UTE por meio de uma apresentação realizada pelas equipes de Implantação e Sustentabilidade da UTE Parnaíba.
Para o gerente geral de Relações Institucionais da MPX, Ricardo Lessa, “a transparência na relação com a Sema é essencial e evidencia o compromisso com o desenvolvimento de um processo de licenciamento de forma séria e responsável tanto com o nosso licenciador quanto com a comunidade na qual estamos inseridos”.
Segundo o secretário-adjunto, Jânio de Castro Lima, a Sema tem acompanhado a implementação do empreendimento, que é tido como de grande importância para o desenvolvimento econômico do Maranhão. Segundo ele, a secretaria tem o papel de garantir que o projeto atenda a todos os itens exigidos no campo da responsabilidade ambiental e visitas como essa também servem para se observar o andamento dos trabalhos. “Os procedimentos de implantação da usina termelétrica foram iniciados em 2009 e finalizados em 2012”, declarou.
Castro Lima esclareceu que a usina faz com que o Maranhão participe ativamente do sistema interligado nacional, gerando energia que já está sendo consumida no estado e que pode ser utilizada em outro estado.
Publicado em Regional na Edição Nº 14626
Comentários