São Luís - Com o objetivo de avaliar e orientar a equipe da Secretaria de Estado de Educação na finalização das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), técnicos do Ministério da Educação (MEC/FNDE) se reuniram nessa quarta-feira (20), com o Secretário de Estado da Educação Pedro Fernandes e sua equipe técnica, no auditório da Seduc.
O Plano de Ações Articuladas é o conjunto de atividades, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC, Estado e municípios.
O encontro será realizado até esta sexta-feira (22), com base inicialmente, na discussão do diagnóstico minucioso da realidade educacional do Maranhão realizado recentemente pelo projeto de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, MEC/PNUD.
A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, destacou a importância das discussões nos três dias de encontro sobre o planejamento da Seduc e o apoio do Estado aos municípios. “Vamos fazer uma análise do planejamento da Seduc e apoiar os municípios, deixando técnicos do Estado que tem conhecimento do Par no modelo municipal para apoiar os municípios, em parceria com Universidade Estadual do Maranhão, entidade credenciada pelo FNDE para apoiar os municípios. Dessa forma vamos assegurar que a Seduc não vai olhar apenas para suas ações e seu planejamento mais para as ações educacionais do Maranhão como um todo”, disse.
O programa trabalha quatro grandes dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
Segundo a especialista em Políticas Públicas do MEC/FNDE, Donizeth Telles, esse primeiro momento de reunião foi marcado pela participação efetiva de todos os setores da Secretaria. “Esse primeiro momento foi marcado por uma participação significativa. Todos os seguimentos da Secretaria estavam aqui representados e assim começamos a ver uma articulação entre os setores e o Plano de Ações Articuladas, pois ninguém faz educação sozinho”, enfatizou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14634
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