Amarante -  Com o objetivo de fortalecer as técnicas utilizadas na piscicultura, uma equipe da Secretaria de Agricultura, juntamente com um consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou, nessa segunda-feira (20), uma série de visitas aos piscicultores da região.
“A intenção do Sebrae é conhecer o trabalho inicial, conhecer o trabalho dos piscicultores, fazer um diagnóstico prévio, saber qual a real demanda, se nesse momento necessitam de cursos de assessoria técnica ou cursos de assessoria em finanças”, explicou Cláudio Urbano, oceanógrafo e consultor do Sebrae.
Cláudio acrescenta ainda que sua visita também consiste em apresentar aos piscicultores proposta para criação de uma cooperativa ou entidade representativa, como por exemplo, uma associação; com o objetivo de tentar moldar esses produtores a produzir peixe de maneira mais tecnificada e de modo mais economicamente viável.
Para o secretário adjunto de Agricultura, Félix Ferraz Gomes Junior, essas visitas vêm atender a uma demanda de produtores da região, que há tempos necessitavam de uma visita técnica e de um acompanhamento. “Essa parceria da Secretaria de Agricultura com o Sebrae não vai oferecer somente assistência técnica, como também gerenciamento de gestão de suas propriedades, pois não basta só saber produzir, ele tem que saber comercializar o produto”, comentou Félix Ferraz.
Ele afirmou ainda que essa parceria pretende capacitar o produtor de peixe a identificar problemas que venham atrapalhar o desenvolvimento de sua produção. Mencionando também que projetos como esse pretendem alcançar outras áreas que envolvem os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria. (ASCOM/PMA)