Na semana nacional dedicada a Ciência e Tecnologia, a Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz lançou a 1ª edição do Tech Nordeste - Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Região - que reuniu em sua sede, na última sexta-feira (21), autoridades locais, parceiros, estudantes e o empresariado local.
A palestra de lançamento teve como objetivo apresentar ao público presente a importância do fórum, explicar problemáticas que serão discutidas e também esclarecer dúvidas sobre como os temas serão abordados durante o evento.
O Tech Nordeste será realizado em São Luís, entre os dias 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O fórum tem como proposta apresentar um espaço referencial na geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na Região Nordeste, com a discussão de temas ligados à ciência e inovação, que visam propor políticas públicas e projetos com conteúdos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo.
A palestra de lançamento em Imperatriz foi ministrada pelo coordenador técnico do Tech Nordeste, João Berto Ferreira, que apresentou os detalhes da programação, eixos temáticos que serão discutidos, infraestrutura, parceiros e como a sociedade de Imperatriz pode participar.
"O fórum será um espaço que discutirá problemáticas e buscará encontrar soluções viáveis sobre temas de interesse do desenvolvimento do Nordeste. Precisamos avançar para mudar o atual quadro de nossa região e isso por meio da inovação, tecnologia e novas propostas de negócios, contando com a participação dos parceiros envolvidos, dentro dos eixos temáticos. A Tech Nordeste não encerra em novembro, irá percorrer os estados do Nordeste, a cada dois anos será realizado em uma unidade", explicou.
O Tech Nordeste abordará cinco eixos temáticos: Energia limpa, Mobilidade no Maranhão, Recursos hídricos, Tecnologia da Informação e Comunicação; e Resíduos. Diversas atividades serão desenvolvidas em uma vasta programação que inclui palestras, cursos, rodada de projetos, oficinas, painéis temáticos e apresentações com abordagem técnico-científica que norteiam os temas discutidos nos eixos temáticos.
Na ocasião, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, parabenizou o Sebrae pela iniciativa de realizar o fórum. "Na atual crise que vivemos, a saída é a inovação aliada com a tecnologia, especialmente pelo potencial que concentra nossa região Nordeste. Parabéns ao Sebrae por proporcionar essa ação. Aqui mesmo em Imperatriz, temos empreendedores e a comunidade acadêmica que são extremamente criativos e poderão introduzir mais novidades tecnológicas, com as soluções que serão trabalhadas no fórum", destacou.
O fórum
O fórum é uma realização do sistema Sebrae da Região Nordeste, dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, coordenado pelo Sebrae Maranhão, que realiza a primeira edição em novembro.
O evento objetiva estimular a cooperação técnico-financeira de organismos governamentais e não governamentais, nacionais, internacionais e de investidores privados interessados em empreendimentos rentáveis, como forma de operacionalizar as soluções apresentadas, seja pela forma de projetos ou de produtos.
Podem participar do evento a comunidade científica, empresas públicas, privadas e produtores rurais interessados no tema, órgãos financiadores de estudos, pesquisas e projetos, instituições financeiras, instituições de fomento tecnológico, comunidade acadêmica, autoridades e demais interessados.
Para o acadêmico de Ciências Contábeis da UFMA, campus Imperatriz, Mikael Guedes, que participou da palestra de lançamento, o Tech Nordeste será um espaço para buscar novos conhecimentos. "Como estudantes devemos nos inserir cada vez mais no mercado com ideias inovadoras. Então será fundamental participar das problemáticas e soluções viáveis que serão propostas no fórum", afirma.
Além de Imperatriz, fórum também foi lançado em Grajaú e será lançado, esta semana, em Bacabal e Caxias, na sede do Sebrae nestes municípios. (Roseane Cardoso)
Comentários