Palestra de lançamento da primeira edição da Tech Nordeste foi realizada na última sexta (21) pelo coordenador técnico do fórum, João Berto Ferreira, que apresentou detalhes do evento

Na semana nacional dedicada a Ciência e Tecnologia, a Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz lançou a 1ª edição do Tech Nordeste - Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Região - que reuniu em sua sede, na última sexta-feira (21), autoridades locais, parceiros, estudantes e o empresariado local.
A palestra de lançamento teve como objetivo apresentar ao público presente a importância do fórum, explicar problemáticas que serão discutidas e também esclarecer dúvidas sobre como os temas serão abordados durante o evento.
O Tech Nordeste será realizado em São Luís, entre os dias 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O fórum tem como proposta apresentar um espaço referencial na geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na Região Nordeste, com a discussão de temas ligados à ciência e inovação, que visam propor políticas públicas e projetos com conteúdos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo.
A palestra de lançamento em Imperatriz foi ministrada pelo coordenador técnico do Tech Nordeste, João Berto Ferreira, que apresentou os detalhes da programação, eixos temáticos que serão discutidos, infraestrutura, parceiros e como a sociedade de Imperatriz pode participar.
"O fórum será um espaço que discutirá problemáticas e buscará encontrar soluções viáveis sobre temas de interesse do desenvolvimento do Nordeste. Precisamos avançar para mudar o atual quadro de nossa região e isso por meio da inovação, tecnologia e novas propostas de negócios, contando com a participação dos parceiros envolvidos, dentro dos eixos temáticos. A Tech Nordeste não encerra em novembro, irá percorrer os estados do Nordeste, a cada dois anos será realizado em uma unidade", explicou.
O Tech Nordeste abordará cinco eixos temáticos: Energia limpa, Mobilidade no Maranhão, Recursos hídricos, Tecnologia da Informação e Comunicação; e Resíduos. Diversas atividades serão desenvolvidas em uma vasta programação que inclui palestras, cursos, rodada de projetos, oficinas, painéis temáticos e apresentações com abordagem técnico-científica que norteiam os temas discutidos nos eixos temáticos.
Na ocasião, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, parabenizou o Sebrae pela iniciativa de  realizar o fórum. "Na atual crise que vivemos, a saída é a inovação aliada com a tecnologia, especialmente pelo potencial que concentra nossa região Nordeste. Parabéns ao Sebrae por proporcionar essa ação. Aqui mesmo em Imperatriz, temos empreendedores e a comunidade acadêmica que são extremamente criativos e poderão introduzir mais novidades tecnológicas, com as soluções que serão trabalhadas no fórum", destacou.

O fórum

O fórum é uma realização do sistema Sebrae da Região Nordeste, dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, coordenado pelo Sebrae Maranhão, que realiza a primeira edição em novembro.
O evento objetiva estimular a cooperação técnico-financeira de organismos governamentais e não governamentais, nacionais, internacionais e de investidores privados interessados em empreendimentos rentáveis, como forma de operacionalizar as soluções apresentadas, seja pela forma de projetos ou de produtos.
Podem participar do evento a comunidade científica, empresas públicas, privadas e produtores rurais interessados no tema, órgãos financiadores de estudos, pesquisas e projetos, instituições financeiras, instituições de fomento tecnológico, comunidade acadêmica, autoridades e demais interessados.
Para o acadêmico de Ciências Contábeis da UFMA, campus Imperatriz, Mikael Guedes, que participou da palestra de lançamento, o Tech Nordeste será um espaço para buscar novos conhecimentos. "Como estudantes devemos nos inserir cada vez mais no mercado com ideias inovadoras. Então será fundamental participar das problemáticas e soluções viáveis que serão propostas no fórum", afirma.
Além de Imperatriz, fórum também foi lançado em Grajaú e será lançado, esta  semana, em Bacabal e Caxias, na sede do Sebrae nestes municípios.  (Roseane Cardoso)