Montes Altos – A Prefeitura de Montes Altos, em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), desenvolve o projeto “Tarifa Social Baixa Renda”, programa do Governo Federal que beneficia diretamente famílias com renda de até R$ 311. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Montes Altos. A informação foi prestada à reportagem por Mirelly Carvalho, do núcleo de “Tarifa Social”.
“Essa tarifa poderá conceder até 65% de desconto na conta de energia elétrica, pois esse é um benefício que muitas pessoas não apenas de Montes Altos, mas de várias regiões do Maranhão, estão perdendo”, lamenta ela, que orienta a comunidade a procurar a Secretaria Municipal de Ação Social para se cadastrar junto ao programa.
Ela explica ainda que tem direito à tarifa social família inscrita no cadastro único para programas sociais do Governo Federal que possui Número de Identificação Social (NIS) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Além disso, quem receba o benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). E ainda famílias inscritas no cadastro único (NIS) com renda de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
“Para ter acesso ao programa de Tarifa Social Baixa Renda, o consumidor necessitará da carteira de identidade ou, na falta desta, outro documento oficial com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Número de Inscrição Social (NIS)”, ressalta.
Mirelly Carvalho diz ainda que o cadastro pode ser feito nas agências ou nos pontos de atendimento da Cemar, devendo levar todos os documentos necessários, inclusive o NIS. “Para validação do benefício, todos os dados fornecidos pelo cliente serão repassados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que verificará se estão dentro dos critérios necessários para enquadramento na Tarifa Social Baixa Renda”, detalha.
O prefeito Valdivino Rocha Silva (PV) destacou a importância do programa Tarifa Social Baixa Renda que beneficiará dezenas de famílias montealtenses. Ele também se prontificou em intensificar a divulgação do benefício, colocando a estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para realizar os cadastros das famílias que se enquadram no programa desenvolvido em parceria com Governo Federal. (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 14418
Tarifa social baixa renda chega em Montes Altos
Programa é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Cemar
Comentários