A Suzano Papel e Celulose promove, há mais de uma década, o Programa Voluntariar, que tem como principal objetivo inspirar as pessoas para o protagonismo social e o engajamento em ações de voluntariado. Em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, desenvolve diversos projetos que qualificam e fomentam o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A Suzano realiza ações nos estados do Maranhão, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.
As iniciativas promovem interação entre os voluntários e as comunidades e desenvolve nos participantes habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento. Além disso, profissionais que exercem ações de voluntariado desenvolvem resiliência para lidar com situações adversas, espírito de liderança, cultura empreendedora e visão global.
Em 2017, a Unidade Imperatriz realizou a 1ª edição do chamado "Dia D Mostre seu amor pelo Rio Tocantins", que incentivou colaboradores e familiares a contribuírem com a limpeza da região próxima ao rio Tocantins, uma área de proteção ambiental e também um local de turismo, lazer coletivo e beleza natural da cidade. Para Luiz Macedo, coordenador de Logística da Suzano Papel e Celulose, o "Dia D" foi gratificante. "Tive a oportunidade de ensinar para os meus filhos sobre responsabilidade ambiental, trabalho em grupo e voluntariado. Ensinamos que o rio é um meio de subsistência para as comunidades que vivem no seu entorno e que precisamos retribuir fazendo a nossa parte, preservando e conscientizando as pessoas", afirma. A segunda edição do "Dia D" já está a caminho e acontece ainda em setembro.
A comunidade de Imperatriz é beneficiada pelas diversas iniciativas promovidas pelo programa de voluntariado da empresa. Exemplo disso foi a Campanha de Solidariedade onde, só para Imperatriz foram arrecadados 1017 itens, entre material esportivo, escolar e brinquedos para o Projeto Social Batuk e contamos com a participação de 43 voluntários.
"As crianças ficaram muito felizes com a ação. Receber os voluntários nos permite enxergar o quanto nosso trabalho está dando frutos e impactando positivamente as pessoas. Os donativos arrecadados serão utilizados na ONG e também serão distribuídos para as crianças. Essa ajuda contribui muito com o desenvolvimento deles". Reforçou Ellen Ornelas, uma das responsáveis pelo projeto. Ana Paula Pulito, colaboradora e voluntária, participou da ação junto de seus filhos e marido. "O mais importante de tudo isso é a influência positiva que o esporte causa nas crianças. Por trás das brincadeiras lúdicas ensinamos sobre disciplina, solidariedade e respeito ao próximo. O Voluntariar faz a gente sair da rotina e enxergar o mundo lá fora", afirma.
O Formare é um dos programas mais completos do Voluntariado Suzano e já formou 58 jovens com o apoio dos 208 voluntários envolvidos no projeto e contribuiu para a inserção de 71% deles no mercado de trabalho, sendo 37 deles absorvidos pela própria empresa. "Buscamos constantemente promover o desenvolvimento das comunidades nas quais estamos presentes, visando a construção de um futuro melhor, semeando o cuidado e cultivando a vida nessas regiões. Nossos colaboradores são sempre incentivados a assumir um papel de protagonismo social para mudança na sociedade", ressalta Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projeto de Formação da Suzano Papel e Celulose.