A Suzano Papel e Celulose avança em seu compromisso com a sustentabilidade e lança o papel Suzano Report® 360º, produto que tem sua pegada de carbono calculada e compensada. O lançamento faz parte da busca constante da companhia pelas melhores práticas de gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa, que compreende em quantificar, reduzir e compensar os Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos ao longo de todo o ciclo de vida de seus produtos, desde a produção de matérias-primas até o descarte final por parte dos consumidores.
Primeira empresa de celulose e papel no mundo e a primeira entre todos os setores na América Latina a utilizar a metodologia PAS2050 para calcular a pegada de carbono de um produto e conquistar a certificação Carbon Reduction Label, concedida pelo CarbonTrust, a Suzano tem a mais avançada prática de quantificação e comunicação de emissões de gases de efeito estufa de produtos do mundo, assumindo um compromisso em reduzir as emissões de todas as suas linhas de produtos já certificadas, que inclui a celulose produzida na Unidade Mucuri Suzano Pulp e os papéis Alta Alvura®, Paperfect®, Symetrique® e Suzano Report® Multiuso.
Considerando que a gestão de emissões de GEE é composta por três pilares, pode-se dizer que o papel Suzano Report 360º é um produto que contempla essas três dimensões. A quantificação das emissões de GEE deste produto é baseada na primeira metodologia publicada no mercado para pegada de carbono de produtos, a PAS 2050. Já o pilar “redução” é alcançado uma vez que há um comprometimento da empresa em reduzir as emissões dado que a pegada de carbono deste produto é validada pela Carbon Trust e consequentemente certificada pelo Carbon Reduction Label, que como o próprio nome já diz, tem uma função de apresentar reduções de emissões.
Para o pilar “compensação” foi desenvolvida uma cesta de créditos de carbono adquiridos no mercado. Os créditos de carbono que compõem este mix são oriundos de projetos que envolvem geração de energia por fontes renováveis e manejo de resíduos, que seguem padrões internacionalmente reconhecidos obedecendo a critérios socioambientais extremamente rígidos, como por exemplo Gold Standard, Voluntary Carbon Standard e Social Carbon Standard.
“O lançamento do Suzano Report® 360º faz parte da busca por oferecer produtos de excelência com as mais conceituadas certificações em nível mundial. Com o Suzano Report® 360°, a Suzano dá mais um passo significativo em sua estratégia de buscar a sustentabilidade de suas ações e garantir aos clientes e consumidores resultados transparentes com o cumprimento das melhores práticas existentes”, afirma André De Marco, gerente de Grupo de Produtos e Inovação – UNP da Suzano.
“A Suzano passa a oferecer um produto que gera a oportunidade de consumidores finais considerarem o valor “sustentabilidade” em suas decisões de compra. E para as empresas que contemplam este valor, passar a utilizar um papel com emissões compensadas, contribui diretamente em suas estratégias de redução de emissões, uma vez que este insumo entrará como “zero” em seus Inventários Corporativos de Emissões”, completa o Gerente Executivo de Sustentabilidade, Alexandre Di Ciero.
Essa iniciativa faz com que a companhia estenda aos diversos atores da sociedade os seus compromissos com a sustentabilidade, a fim de engajá-los e incentivá-los a praticar atitudes sustentáveis, que ajudem na garantia do futuro das próximas gerações.
Reformulação Suzano Report®
Além de um novo integrante na família de produtos, o Suzano Report® 360°, em 2011, a linha Report® também ganhou nova identidade visual, com o novo logotipo e novas embalagens e caixas. Todo o trabalho de reformulação foi construído a partir do conceito “o que há por trás do papel”, que mostra os valores que a marca Suzano agrega ao produto, como inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A mudança das embalagens é um grande passo para a reconstrução da linha de papéis que também passou a ser pela marca Suzano no nome, entregando ao consumidor uma comunicação que mostra seus valores de forma clara e autêntica numa busca constante desta interligação.
“As caixas de embarque também foram totalmente reformuladas e ganharam elementos que facilitam sua identificação no armazenamento e contribuindo para a rapidez dos nossos clientes em localizar produtos”, explica André De Marco. A mudança na linha de papéis Suzano Report® acontecerá gradativamente durante o ano de 2011.
Sobre a pegada de carbono
A pegada de carbono, por possuir uma abordagem de Análise de Ciclo de Vida (ACV), é a medida mais eficaz e precisa de mensurar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um produto e serve como importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias de redução desses gases ao longo de toda a cadeia, envolvendo fornecedores e clientes. Para garantir a imparcialidade e a credibilidade da pegada de carbono de seus produtos, a Suzano buscou fundamentos e instituições que assegurassem os resultados das pegadas. A ICF, consultoria internacional, realizou o levantamento e a quantificação dos gases ao longo de toda a cadeia, tendo como base a metodologia PAS 2050, única mundialmente publicada para quantificação da pegada de carbono de produtos até o momento.
Ao submeter as pegadas de carbono de seus produtos à verificação da instituição CarbonTrust, que concede o selo Carbon Reduction Label, a Suzano reitera seu compromisso com a redução das emissões de GEE’s, uma vez que a cada recertificação, que ocorre de dois em dois anos, é necessário demonstrar redução desses gases.
Sobre a Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY and Latibex: XSUB) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 86 anos, com operações globais em aproximadamente 80 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. A operação da companhia está dividida em três unidades de negócios: Florestal, Celulose e Papel. Em 2010, com a definição de um novo posicionamento estratégico, sua atuação da ganhou duas novas frentes: energia renovável e biotecnologia. (Assessoria)
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