60 mulheres de aldeias indígenas participaram de curso de Costura em Tecido Plano

A Suzano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, realiza curso de Costura em Tecido Plano em aldeias indígenas do Maranhão. Nas últimas semanas, as capacitações aconteceram na Aldeia São José para mulheres de sete aldeias Krikatis em Montes Altos e também com mulheres Guajajaras de onze aldeias da Terra Indígena Cana Brava, localizadas na cidade de Grajaú. Foram dois treinamentos que beneficiaram cerca de 60 participantes.
Além dessa iniciativa, a Suzano já apoiou outras ações junto às mulheres indígenas, ligadas à produção de artesanato e apoio a festas tradicionais. "Essa é uma maneira de estarmos mais próximos da comunidade indígena. Por meio da promoção desses cursos buscamos estimular a confecção de peças do vestuário nas próprias aldeias, principalmente para as crianças, além do desenvolvimento social na região", afirma Ana Paula Pulito, Coordenadora de Sustentabilidade da Suzano no Maranhão.
A proposta e estratégia de ensino da qualificação foram elaboradas com base na metodologia do SENAI de educação profissional, que busca fomentar a aprendizagem por meio de diferentes técnicas teóricas e práticas. Durante o Curso de Costura em Tecido Plano as participantes tiveram a oportunidade de adquirir competências relacionadas à execução de operações básicas de costura em máquinas, ponto fixo e ponto corrente, seguindo todas as normas de ambiente e de segurança.
Essa capacitação integra uma série de treinamentos realizados em comunidades do sul do Maranhão entre os meses de janeiro e fevereiro, todos com o intuito de capacitar e qualificar a mão de obra da comunidade local. Ao final de cada curso os participantes participam de uma cerimônia de formatura e recebem o certificado de conclusão. Nesse treinamento, as mulheres indígenas realizaram também um desfile com as peças produzidas por elas mesmas durante o curso.