Em menos de cinco anos, a região localizada no Sudoeste do Maranhão superou a região de Chapadinha como área plantada e, com isso, passou do terceiro para o segundo lugar em área plantada de grãos. Até cinco anos atrás, a posição de área plantada no Maranhão colocava a região de Balsas com 700 mil hectares; Chapadinha 70 mil e agora, Açailândia com 120 mil hectares plantadas de soja e milho. A informação foi dada pelo produtor Francisco Santos Soares, o Franciscano, que decidiu iniciar a cultura de soja e milho em sua fazenda no município de Açailândia, período em que avançou para cinco mil hectares de terra plantada.
Para Franciscano, “nos primeiros anos foram feitos investimentos iniciais para no quarto ano ser iniciada a plantação mais ampla e agora chegou aos cinco mil hectares plantados de soja e milho”, disse.
O produtor criou, em sociedade com o também pecuarista Mauroni Cangussú, a Norte Grãos Alimentos – NGA, empresa responsável pelo ramo da agricultura. Os primeiros resultados positivos da NGA foram apresentados na semana passada, quando foi promovido o Dia de Campo, em que autoridades, técnicos e produtores conheceram a Fazenda Bola Branca e puderem constatar a qualidade dos grãos plantados e que deverão render uma boa colheita na região sudoeste do Estado.
O secretário de Agricultura do Estado, Márcio Honaiser, ficou otimista com esta nova fronteira.
O deputado estadual Léo Cunha foi outro que participou do dia do campo e expressou sua opinião sobre a nova fronteira. “Conheci de perto os investimentos que estão sendo realizados por um grupo de produtores rurais na área da nova fronteira agrícola do Maranhão, localizada no sudoeste do estado, com o implemento na mesma propriedade da cultura agrícola com o plantio de milho, soja, eucalipto e algodão, além da pecuária de corte e de leite. Uma iniciativa que garante mais produtividade no campo, melhoria nos índices econômicos do estado, mais emprego e renda aos trabalhadores do setor. Aproveito e parabenizo os pecuaristas Franciscano Soares e Mauroni Cangussú pela bela iniciativa.
Comentários