Planejada há três anos e com os recursos à disposição, somente agora é que terminou o imbróglio da recuperação da estrada que ligará os assentamentos Gameleira e Vila Palmares à MA-180. A garantia foi dada ontem pelo superintendente regional do Incra, Antonio Inácio. Como os recursos são oriundos do Instituto Nacional de Reforma Agrária, Antonio Inácio admitiu que não houve interesse por parte do prefeito anterior, Lourenço Moraes, e que o atual prefeito somente agora é que resolveu a documentação.
“Parece que não queriam a obra, pois estava há três anos esperando para ser iniciada e a documentação prejudicava a assinatura da ordem de serviço. Agora está normal e pretendemos até o final do mês iniciar os serviços”, garantiu.
Segundo o superintendente do Incra, como os recursos já estavam assegurados, ele espera liberar a primeira parcela de quinhentos mil reais até o final deste mês. “Nossa previsão é de que a primeira parcela seja liberada o quanto antes, a fim de que a empresa vencedora da licitação possa iniciar a recuperação”, afirmou.
Deixou claro que, embora sendo recurso federal do órgão, caberá a execução à prefeitura do município de Governador Edison Lobão.
“Sim, ela executará. Caberá a nós do Incra, junto à comunidade e aos vereadores, fiscalizar a qualidade dos serviços e o prazo”.
Por conta do inverno rigoroso, o acesso a estes dois assentamentos rurais, pela BR-010 Gameleira e pela MA-180 Palmares, encontra-se em situação crítica, inclusive com suas pontes quebradas e veículos pequenos sem condições de chegar até as duas localidades. Pelo projeto aprovado e liberado pelo Incra, os dois assentamentos serão ligados por uma estrada vicinal, que irá chegar à MA e à BR-010. São duas importantes comunidades agrícolas de Governador Edison Lobão. (Willian Marinho)
Publicado em Regional na Edição Nº 14960
Comentários