Domingos Cezar
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), Lúcio Azevedo, encontra-se em Imperatriz, na companhia do diretor de Comunicação, Novarck Oliveira, para uma reunião com representantes da Vale Logística Integrada - VLI.
Lúcio Azevedo informou que a reunião é de acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho, visando verificar o cumprimento do mesmo e corrigir de imediato as falhas que possam estar existindo. Para a diretoria do Stefem, somente depois desses encontros é que se pode celebrar o acordo.
"Como a PLR (Participação nos Lucros e nos Resultados) só será paga em 2014, faremos as assembleias para discussão da proposta de PLR da VLI/Norte-Sul no mesmo período, ou seja, nos dias 19, 21 e 22 de agosto", afirma Lúcio Azevedo.
O sindicalista lembra que, muito embora a maioria das reclamações seja proveniente da Carreira "C", existem reclamações em todos os setores. A Manutenção Eletroeletrônica, que foi penalizada na última PLR; Via Permanente com problemas de relações interpessoais e cumprimento de acordo.
"Na carreira "C" a velha mania de querer colocar o empregado à disposição da empresa e não pagar por isso", comenta o sindicalista Novarck Oliveira. Ele observa que, diferentemente da Estrada de Ferro Carajás, na Norte-Sul a monocondução põe em risco a segurança dos maquinistas. "As longas jornadas dos controladores de pátio, também coloca em risco os trabalhadores que estão na Via", diz Novarck.
De acordo com Lúcio Azevedo, a gerência da Norte-Sul está confundindo os conceitos de diárias no trecho da FNS pelo trabalho praticado na ferrovia que são "diárias rotineiras", não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de "diária eventual". "Todas essas distorções na aplicação das regras previamente definidas trazem desgastes que influem diretamente na vida dos trabalhadores", conclui Azevedo.
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