O sindicalista Eduardo Pinto, presidente do Stfem

Domingos Cezar

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), liderada pelo presidente Eduardo Fernando Jardim Pinto, vai percorrer esta semana o corredor da Estrada de Ferro Carajás visando a realização de uma série de assembleias para discutir com os trabalhadores as propostas da Vale S/A.
De acordo com o presidente, as assembleias - que deverão contar com a efetiva participação da categoria ferroviária da Vale - vão debater, avaliar e deliberar sobre a proposta da empresa mineradora, no que diz respeito ao Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho (Acordo regional), 2012/2014.
Eduardo Pinto informa que a primeira assembleia se realiza nesta segunda-feira (21), às 8h, no pátio da Vale, na cidade de Rosário, e às 16h do mesmo dia, no clube da Aerca, na cidade de Santa Inês. Desta cidade maranhense, os diretores do Stefem seguem para a cidade de Parauapebas, no Pará, onde na quarta-feira (23) reúne-se com os ferroviários, às 8h, no pátio da Vale.
Na quinta-feira (24), a diretoria segue para Marabá (PA), quando realiza nova assembleia às 8h, na sede da ASFEM, com a presença maciça dos trabalhadores, em face à importância da base de Marabá. Nesta cidade, a diretoria encerra as assembleias em terras paraenses e retorna para o Maranhão, mais especificamente para a base de Açailândia.
Na sexta-feira (25), às 17h, no pátio da Vale – distrito do Pequiá – os diretores reúnem-se com os ferroviários desta base maranhense. A partir de então, as assembleias acontecerão em São Luís, começando dia 28, às 15h, com o Turno II, na portaria da Vale; dia 29, às 7h, com o turno I, no mesmo local, dia 30, com o pessoal do Administrativo, às 8h, e ainda dia 30, às 23h, com o pessoal do turno 3. Ambas as assembleias se realizarão na portaria da Vale.