Domingos Cezar
O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) realizou na tarde do último sábado (10), na Loja Maçônica Juvino Oliveira, em Açailândia, mais uma festa de confraternização entre a diretoria, delegados de base, associados e seus familiares.
A confraternização dos ferroviários teve início no dia 6 de julho, em São Luís, com a posse da diretoria da chapa Via Livre, encabeçada pelo sindicalista Lúcio Azevedo. O novo presidente decidiu, com anuência dos demais diretores, estender a festa por todas as bases de atuação do Sindicato.
Desta forma, no dia 19, Lúcio Azevedo, acompanhado de diretores, participou da festa da base de Parauapebas (PA); dia 20, em Marabá (PA), dia 3 de agosto, na base de Santa Inês (MA) e dia 10, na base de Açailândia, reunindo ferroviários que trabalham na Vale e na Vale Logística Integrada (VLI), em Imperatriz.
Desde a solenidade de posse, bem como as demais festas de confraternização pelas bases, a nova diretoria tem contado com a presença de sindicalistas de outras categorias de trabalhadores. Para Lúcio Azevedo, é importante esse elo de ligação, por acreditar que a união fortalece os sindicatos.
Lúcio Azevedo é um dos líderes sindicais que defende em todo o país a unidade sindical entre os sindicatos que congregam trabalhadores da Vale. "Congregamos os ferroviários, mas não podemos deixar de nos agrupar, quando é possível, com sindicatos de outras categorias", assimila o sindicalista.
Como Açailândia é o berço sindical do capixaba Lúcio Azevedo, ele sentiu-se em casa ao abraçar cada um dos ferroviários, seus familiares e convidados. A festa foi coordenada pelos sindicalistas Sininger Oliveira e Ribeirinho, da base de Açailândia, e Jadson Vasconcelos e Gilberto Barros, da base de Imperatriz.
Contou com as presenças do vice-prefeito Juscelino Oliveira e do professor e sindicalista Milton Teixeira. O primeiro lembrou que foi pioneiro da Vale ao chegar em Açailândia, no início da implantação do Projeto Carajás, o segundo alertou para a unidade sindical, que segundo ele, fortalece a luta dos trabalhadores.
Em seu pronunciamento, o presidente Lúcio Azevedo destacou sua intenção de reforçar as bases do sindicato, principalmente, nos municípios paraenses de Parauapebas e Marabá; nos maranhenses, Açailândia, Imperatriz e Santa Inês. "Também vamos reforçar nossas bases de Porto Franco (MA), Araguaína (TO) e Colinas do Tocantins (TO)", garantiu o presidente.
Publicado em Regional na Edição Nº 14779
STEFEM realiza festa de confraternização em Açailândia
O evento marca a posse da nova diretoria do Sindicato dos Ferroviários
Comentários