Domingos Cezar
Reunidos em Belo Horizonte (MG), no último dia 19, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), juntamente com os negociadores da Vale Logística Integrada - VLI, realizaram a primeira rodada de negociações.
De acordo com o presidente do Stefem, Eduardo Pinto, muito embora o respeito entre as partes tendo sido a tônica do encontro, a contraproposta da empresa ficou aquém das expectativas existentes por parte dos representantes dos empregados (sindicato), “e temos certeza que também muito abaixo das expectativas dos trabalhadores”.
Para o sindicalista, sem bônus, sem ganho real, sem o conhecido “segura peão” oferecido pela Vale aos seus empregados, com a denominação de “participação nos resultados” para evitar desligamentos voluntários, ou meta turn-over; “como também sem um reajuste que seja compatível com os feitos pelos bancários e metalúrgicos, algo mais próximo de 9,0% fica difícil chegarmos a uma proposta que seja razoável”, afirma Eduardo Pinto.
Para o diretor Novarck Oliveira, que também participou das negociações, “tínhamos esperanças que, com o advento de uma nova empresa, uma nova holding, com os novos ares ditados pelo novo presidente da empresa mãe, que o acordo proposto seria revolucionário, servindo de referência para os futuros acordos que serão firmados pela empresa mãe”.
De acordo com Novarck, um bom acordo será um bom começo para essa nova empresa, pois para ele, trabalhadores prestigiados e motivados são garantia de produtividade e muito mais importante que isso: garantia de que trabalhador reconhecido e motivado faz a base de uma empresa que tem preocupações com a vida dos seus empregados.
A diretoria do Stefem cobrou nessa primeira rodada de negociação reajuste pela inflação, mais 5,0% de ganho real; adicional de permanência (Segura Peão) igual ou maior que o oferecido pela Vale; UTI móvel para atender os empregados da Ferrovia Norte Sul com profissionais específicos para essa finalidade.
A Vale Logística Integrada (VLI) comanda a ferrovia Norte/Sul, com passagem por Imperatriz. A base sindical do Stefem, nesta cidade, esteve representada em Belo Horizonte, pelo sindicalista Gilberto Barros, que acompanhou o presidente Eduardo Pinto e o diretor de Comunicação, Novarck Oliveira, nesta primeira rodada de negociações com a Vale.
Comentários