A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) deu início, na segunda-feira (30), ao Curso de Formação de Soldados (CFSD/2013) nos municípios de Açailândia e Timon. A aula inaugural em Açailândia foi presidida pelo secretário Aluísio Mendes, que deu as boas-vindas aos 36 candidatos que realizam a última etapa do concurso público. O Curso de Formação de Soldados terá duração de seis meses.
O secretário de Estado de Segurança Pública destacou os compromissos dos profissionais que atuam na área de segurança. “Estes homens e mulheres já são guerreiros e guerreiras, pois conseguiram superar várias algumas etapas até chegar ao curso de formação”.
O ingresso dos novos soldados é resultado de concurso público promovido pelo Governo do Estado para a área de Segurança Pública. Ao todo foram oferecidas 2.500 vagas para as polícias Civil e Militar e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Além desse quantitativo, segundo Aluísio Mendes, o Governo do Estado autorizou o ingresso de mais 1 mil excedentes, no intuito de complementar o efetivo.
Investimentos
Aluísio Mendes destacou os investimentos do Governo do Estado para o município de Açailândia. Segundo ele, cidade tem uma atenção especial dos gestores do Governo do Estado. Ele informou que a obra de construção de uma nova sede que irá abrigar a instalação da 5ºª Companhia Independente, instalada na cidade, já foi licitada. O novo prédio será erguido em uma área com aproximadamente mil metros quadrados, nos moldes das Unidades de Segurança Comunitária (USC), com um projeto arquitetônico moderno e de construção rápida. Mendes afirmou que os novos soldados, ao ingressarem na corporação encontrarão uma instituição focada na valorização do policial.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, ressaltou que os novos soldados contarão com instrutores altamente capacitados. Para ele, o Curso de Formação capacita os soldados para atuarem em qualquer situação de policiamento ostensivo.
Um dos alunos, Ramon Rafael, de 23 anos, comentou a sensação de ingressar na carreira da Polícia Militar. “Eu que sou filho de um militar, sempre tive um sonho de ser policial. Agora este objetivo está bem próximo de ser atingido. Vou me empenhar mais uma vez para que possa ser aprovado no curso de formação”.
Audiência pública
Ainda cumprindo agenda na região, o secretário de Segurança participou de uma audiência pública na Associação Comercial de Açailândia. Aluísio Mendes estava acompanhado do coronel Franklin Pacheco e do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa, entre outros gestores da Segurança Pública.
Durante audiência, representantes do Ministério Público, Judiciário e da sociedade civil entregaram à SSP documento com propostas para atender municípios da região. Aluísio Mendes se comprometeu analisar o documento e definir ações. “Açailândia vai ser atendida ainda com uma nova delegacia regional. Vamos dá melhores condições de trabalho e que o cidadão possa ser bem atendido ao chegar a um distrito policial”, frisou o secretário de Segurança.
Publicado em Regional na Edição Nº 14820
Comentários