Solenidade de diplomação dos jovens participantes do Projeto Inclusão Digital

São Luís - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac-MA) realizaram, na quarta-feira (21), no auditório da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), em São Luís, a diplomação de 2.304 jovens que participaram do Projeto Inclusão Digital.
Desenvolvido pela SSP-MA, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), em parceria com o Senac-MA, o projeto tem o apoio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Oferece, gratuitamente, capacitação profissional para adolescentes de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.
A solenidade de diplomação marcou o encerramento das atividades do projeto em 2011. “É o coroamento das ações trabalhadas ao longo do ano. Ficamos felizes quando olhamos jovens qualificados para ingressarem no mercado de trabalho”, disse o gestor da Sadai, tenente-coronel Antonio Roberto da Silva. Para ele, a segurança pública não é apenas policiamento nas ruas, mas, também, programas efetivos de prevenção.
“A mesma segurança que reprime é aquela que educa”. Com esta frase, a adolescente de 16 anos, Maria Juliana Rodriguez, moradora do conjunto Paranã, área do Maiobão, iniciou seu discurso na abertura do evento, que contou com a presença de diversas autoridades.
Maria Juliana expressou o sentimento dos jovens integrantes do projeto. Com a conclusão do curso, cada aluno formado teve seu nome inserido no banco de dados do Senac para ser encaminhado ao mercado de trabalho. A qualificação começou em junho e terminou este mês. O Senac forneceu material didático e o corpo técnico para ministrar as aulas de capacitação.
Para o diretor regional do Senac, José Airton Batista, a parceria resultou em uma experiência significativa para todas as partes envolvidas. “A comunhão de esforços proporcionou esta ação fundamental onde centenas de jovens foram beneficiados”, disse.
Estiveram presentes também à cerimônia o gestor do programa Inclusão Digital, tenente Marcos Silva e Silva; o gestor do projeto Jovens Construindo Cidadania (JCC), capitão Erick Saraiva; o coordenador de informática do Senac, Mauro Sérgio Diniz, entre outras autoridades. (Rodrigo Saraiva)