São Luís - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por intermédio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), concluiu, nesse fim de semana, a primeira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC) do ciclo 2012.
As aulas aconteceram nas dependências do Colégio Militar Tiradentes, na cidade de Imperatriz. Foram formados, na ocasião, 35 novos promotores, entre policiais militares, bombeiros militares e lideranças comunitárias locais.
A capacitação faz parte de uma política de prevenção à criminalidade promovida pela SSP, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O Curso teve uma carga-horária de 40 horas/aula com disciplinas como Mediação e Demais Meios de Resolução Pacífica de Conflitos; Direitos Humanos; Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Relações Interpessoais; Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários; e Polícia Comunitária e Sociedade.
De acordo com o coordenador do Curso, capitão da Polícia Militar, Marcos Silas David Costa, a iniciativa é uma estratégia aplicada ao policiamento que vem sendo adotada pelas polícias em vários estados da Federação. “O objetivo é aproximar mais a comunidade aos órgãos de Segurança Pública, para juntos pensarem em soluções preventivas para a redução de índices de violência nas cidades”, disse.
“A partir de agora os novos promotores formados irão somar esforços para difundir essa nova filosofia de trabalho junto aos organismos policiais e à comunidade do município”, acrescentou capitão Marcos Silas.
No encerramento do curso, alunos do Colégio Militar Tiradentes homenagearam os novos promotores de Polícia Comunitária, com recitação de poesias e apresentação de músicas. Segundo a Coordenação Estadual de Polícia Comunitária, além de Imperatriz, serão oferecidas, ainda, turmas em outras cidades do Maranhão como nos municípios de Balsas, Pinheiro, Timon e em São Luís.
Estiveram presentes na solenidade de encerramento do curso, além de representantes da sociedade civil organizada, o diretor da unidade escolar, major da PM Antonio Ricardo da Silva; o coordenador do Curso de Polícia Comunitária, capitão PM Marcos Silas David; representando o 2º Esquadrão de Polícia Montada, o 1º tenente PM Igor Rabelo Falcão; o comandante do 3º BPM, tenente-coronel PM Edeilson Carvalho; representando o comando do 3º GBM, o 2º tenente BM Tiago de Oliveira Siqueira; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do 1º DP, em Imperatriz, Antonio de Sousa Dantas.