Estande da SBPC apresenta ações de combate às drogas e incentiva o sexo seguro

São Luís - A Secretaria de Estado de Segurança (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), apresenta durante a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), aberta segunda (23) e que acontece até sexta-feira (27), no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os projetos sociais desenvolvidos pelo órgão. A exposição pode ser visitada no Espaço Juventude em Movimento, da Secretaria de Juventude.
No estande montado em um dos pontos da SBPC, uma equipe da Sadai realiza diversas atividades, entre elas a entrega de folhetos explicativos, e presta esclarecimentos à comunidade acadêmica sobre o funcionamento do Projeto “Esporte Sem Drogas”. A ação preventiva e social da SSP criou, por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, 48 escolinhas de futebol em diversos bairros de São Luís, beneficiando cerca de 7.200 jovens, com idades entre 14 e 24 anos. Palestras educativas sobre prevenção de drogas, violência e incentivo ao esporte também fazem parte do cronograma de atividades do projeto.
Além da presença da SSP, outros grupos sociais e Organizações Não-Governamentais (ONGs) também utilizaram o espaço para debater e criar mecanismos de intervenções socioeducativas no enfrentamento à inserção de jovens e adolescentes na criminalidade. Temáticas como o uso de drogas e assuntos da área de saúde, como a entrega de preventivos, também foram destaques no estande.
Este ano, a SBPC tem como tema “Ciência, Cultura e Saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”.