Na programação da Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra) desta sexta-feira (27), técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) falarão sobre a sorologia do rebanho maranhense, que faz parte de um cronograma de ações que culminarão na mudança de status do estado em zona livre de febre aftosa com vacinação. A palestra será ministrada durante o IV Dia de Campo de Zootecnia, organizado pelos acadêmicos do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A Aged é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), que está apoiando a Associação dos Criadores de Grajaú (Ascigra) na realização da 35ª edição da Expoagra, que acontece até o próximo domingo (29), no Parque de Exposições Zezé Santos.
Além de apoiar o evento, a Sagrima montou um estande juntamente com a Aged, onde são mostradas as principais ações da secretaria e do órgão de defesa agropecuária. “O Governo do Estado apoia as diversas feiras agropecuárias que acontecem no Maranhão, pois elas mostram o potencial do setor produtivo maranhense”, ressaltou o secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, que participou da abertura da Expoagra, representando o secretário Cláudio Azevedo.
Na programação da Expoagra constam ainda a realização de leilões, palestras, vaquejada e shows artísticos. No leilão, realizado no Tatersal do Parque de Exposição de Grajaú, foram leiloados 35 lotes de animais de cria e engorda e também para reprodução.
A região de Grajaú destaca-se por ter um dos maiores rebanhos do Maranhão. O município está na área de atuação do escritório regional da Aged de Barra do Corda e é atendido por uma Unidade Veterinária Local (UVL) da Aged.
Grajaú possui 128.809 cabeças de gado em 1.451 propriedades rurais. 96,08% do rebanho foi imunizado na I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, ocorrida nos meses de novembro e dezembro de 2011. O resultado da última campanha, realizada no mês de junho deste ano, ainda estão sendo finalizados.
No Dia de Campo, a palestra “Perspectivas que a sorologia traz para o Maranhão” será apresentada pela chefe da UVL de Grajaú, Zaira Barros. Na região estão sendo coletadas amostras de sangue de 910 animais em 34 propriedades rurais.
No Maranhão, a sorologia que está sendo realizada em 10.845 animais de 420 propriedades rurais localizadas em 147 municípios. O procedimento tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa e faz parte das ações do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Governo do Maranhão. (Vitória Castro)
Publicado em Regional na Edição Nº 14463
Comentários