O mês de maio foi marcado por uma queda no nível do volume de produção industrial do Maranhão. Segundo dados da Sondagem Industrial do Maranhão, o nível da produção na indústria apresentou baixa chegando a marcar 40,4 pontos, queda de 5,7 pontos em relação ao mês de abril. Esse resultado demostra um volume de produção decrescente na indústria.
Além da redução de 3,8 pontos do nível da produção das empresas de pequeno porte, houve também queda da produção das empresas de médio e grande portes, que caíram 6,7 pontos, marcando 47,1 pontos em maio. Já a produção industrial da região Nordeste e do Brasil apresentou crescimento, marcando 46,1 e 45,5 pontos, respectivamente, mas ainda sinalizando pessimismo (indicador abaixo de 50 pontos).
Empregos - Os indicadores que medem a utilização da capacidade instalada das indústrias mostram que, em maio, houve queda. A UCI efetiva-usual marcou 32,7 pontos, 8,5 pontos a menos em relação a abril, representando um uso de 58% da capacidade instalada. O número de empregados caiu, marcando 42 pontos. O mesmo ocorreu em relação ao estoque de produtos finais e ao estoque efetivo-planejado, que caíram para 29,5 e 33,6 pontos, respectivamente.
Em relação às expectativas dos empresários da indústria para os próximos seis meses, quanto aos índices da futura demanda por seus produtos e da compra de matéria-prima, observou-se um pequeno aumento, fechando em 51,2 e 50,3 pontos, respectivamente, enquanto o índice de número de empregados caiu em comparação ao mês de abril. Em uma análise geral, os índices atuais estão abaixo do nível considerado aceitável, revelando um cenário de recessão, assim como as expectativas dos empresários quanto aos próximos meses demonstram certo receio quanto ao futuro da indústria.
A Sondagem Industrial do Maranhão é elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Indústrias dos segmentos de alimentos, vestuário, couros, derivados do petróleo, biocombustíveis, química, limpeza e perfumaria, plásticos, minerais não metálicos, metalurgia, produtos de metal, veículos automotores, móveis, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos participaram da pesquisa. Os questionários foram aplicados de 1º a 12 de junho de 2016.
Publicado em Regional na Edição Nº 15658
Sondagem industrial maranhense aponta queda no volume da produção
Resultado está na contramão dos índices nacional e nordestino, que apresentaram leve aumento no período
Comentários