São Luís - A Polícia Militar do Maranhão realizou, na manhã dessa sexta-feira (11), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) no Calhau, em São Luís, a solenidade militar de formatura dos oficiais promovidos da corporação. O vice-governador, Washington Luiz Oliveira, acompanhado do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Laércio Costa, prestigiaram a cerimônia que reuniu também autoridades políticas, familiares e amigos dos promovidos.
Foram promovidos 81 oficiais aos postos de 1º e 2º tenentes, capitão, major, tenente-coronel e ao mais alto posto da PM, o de coronel. Chegaram, ainda, ao primeiro posto do oficialato, dois cadetes que se tornaram aspirantes.
“Todos nós sabemos da responsabilidade e do papel que a Polícia Militar exerce na nossa sociedade. Sabemos do bom desempenho no exercício das funções de cada policial em garantir a segurança da nossa população. Por isso, sabendo de todas as necessidades, o Governo do Estado, por meio de concurso público, vai recompor o efetivo da PM e levar, ainda, mais segurança a cada cidadão do nosso Maranhão”, destacou o vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira, parabenizando todos os oficiais agraciados com a promoção.
Do total, foram promovidos nove a 2º tenente; sete a 1º tenente. Para o posto de capitão foram 33 oficiais. A major 17, para tenente-coronel, sete. Ao cargo mais alto, quatro oficiais foram contemplados e, ainda, dois aspirantes a cadetes. Os atos foram assinados pela governadora Roseana Sarney, na sexta-feira (4), e entregues aos oficiais pelo secretário de Segurança, Aluisio Mendes, na segunda-feira (7).
O secretário-adjunto da SSP, Laércio Costa, reconheceu a importância das promoções para cada oficial. “É um momento de elevada importância para todos nós, uma vez que representa a realização de sonhos e o reconhecimento por parte do Governo do Estado, pelos serviços prestados pelos oficiais aqui promovidos. Quero, ainda, registrar que a honraria é mais que um merecimento. É um dever da administração estadual, em agradecê-los e recompensá-los pelos bons préstimos oferecidos ao longo de suas carreiras”, frisou Laércio.
Melhorias
De acordo com o secretário-adjunto, um estudo já está sendo feito, no qual está sendo discutida com a categoria a implantação de uma nova Lei de Promoções, que segundo Laércio Costa, assim que for aprovada e regulamentada mais oficiais poderão ser contemplados. Ele comentou, ainda, que a SSP não medirá esforços para dotar às instituições de segurança das melhores estruturas e ferramentas operacionais para que possamos dar uma pronta resposta na prevenção e no combate à criminalidade e a violência.
Durante a formatura, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, citou algumas melhorias que irão beneficiar toda a tropa. “Estamos com uma série de projetos que irão dar mais condições de trabalho aos nossos policiais. Estamos em processo de transformar as companhias de Chapadinha, Açailândia e Presidente Dutra em Batalhões, tudo isso visando dar uma melhor dinâmica dentro da PM”, comentou o comandante.
Reconhecimento
Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, Antonio Roberto Silva, um dos promovidos ao posto de coronel, a responsabilidade aumenta com a promoção. “Estou muito emocionado com a promoção. É um sonho de todo policial militar ser promovido e chegar ao mais alto posto dentro da corporação. Estarei agora mais empenhado em contribuir com a melhoria do Sistema de Segurança Pública”, declarou o coronel.
Também, estiveram presentes na cerimônia o senador Edison Lobão Filho; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Edilson Gomes; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Teles; a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Meneses; o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Flávio Peregrino, além de autoridades do judiciário, religiosas e demais familiares dos promovidos.
Comentários