Sítio Novo-TO - A Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo realizou, na manhã de segunda-feira (07), uma caminhada pelas ruas principais da cidade alertando a população sobre os cuidados com a saúde e a prevenção da obesidade. O evento foi em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado dia 07 de abril.
O prefeito Jair Farias participou da mobilização e aderiu ao projeto ‘Medida Certa’, lançado durante as comemorações pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O projeto visa atender aos cidadãos sitionovenses de 20 a 40 anos que estão com IMC – Índice de Massa Corporal, acima de 25.
O IMC é o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade de uma pessoa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o IMC ideal está entre 18 e 24. “Atenderemos às pessoas fora desse padrão para que elas possam readequar seus hábitos tanto no que se refere à alimentação quanto às atividades físicas”, afirmou Polyana Lopes, nutricionista responsável pelo projeto.
A caminhada foi encerrada no Centro Cultural Recreativo com um café da manhã e realização de avaliações antropométricas (peso e medida) e testes de glicemia. “Estes exames já servem para fazer uma triagem da situação de saúde das pessoas que estão aqui e desejam participar do ‘medida certa’”, informou Caltamídia Vasconcelos, coordenadora da Atenção Básica do município.
Quanto ao ‘Medida Certa’, Dora Farias, secretária de Saúde, informa que a equipe do NASF uma vez na semana durante três meses vai acompanhar os participantes realizando atividades físicas (aeróbica, caminhada e dança) em locais diversos da cidade e disponibilizar dietas para que os militantes emagreçam saudavelmente.
“Semanalmente o educador físico e outro profissional da equipe estarão com nossos participantes para acompanhá-los no processo de reeducação alimentar e de suas atividades, garantindo assim que eles adquiram novos hábitos e consequentemente mais qualidade de vida”, ressaltou a secretária.
Para participar do programa, os interessados devem passar por uma avaliação física e nutricional, além de fazer exames de sangue. Para tanto, podem procurar Polyana ou Caltamídia na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sítio Novo (antigo CESP). (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 14975
Comentários