O município de Sítio Novo do Tocantins implantará o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), destinado a atender pessoas com transtornos mentais. O Ministério da Saúde (MS) liberou nessa quinta-feira, 29, verba no valor de R$ 20 mil para a implantação da unidade que atenderá pacientes da cidade e de municípios circunvizinhos. O MS aprovou a instalação em junho de 2014.
De acordo com Dora Farias, secretária municipal de Saúde, a Prefeitura de Sítio Novo do Tocantins já alugou imóvel que receberá o CAPS I. O centro estimulará os pacientes em sua integração social e familiar, ao apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Atendimento
Além de Sítio Novo do Tocantins, a nova unidade deverá atender pacientes de Axixá do Tocantins, Maurilândia do Tocantins, Itaguatins e São Miguel do Tocantins. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o centro deverá atender uma média de 40 pacientes por dia. O CAPS I é destinado a municípios com população de 20 mil até 70 mil habitantes. Atualmente, segundo o Ministério, existem 788 unidades em todo o país.
Conquista
Para o prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias, a implantação do CAPS na cidade é uma conquista para o município e região. “Antes teríamos que percorrer quilômetros até Araguatins para recebermos o tratamento específico. Agora teremos um espaço humano e acolhedor para receber os pacientes, dando o devido tratamento que preconiza o Ministério da Saúde”, comemorou.
No CAPS serão ofertados atendimentos psiquiátricos e psicológicos, clínico geral, assistência social, enfermagem, entre outras especialidades. (Assessoria)
Comentários