A cidade de Governador Edison Lobão, localizada a 30km de Imperatriz, é um dos maiores polos de Couros do Norte e Nordeste. O setor é responsável por grande parte dos produtos comercializados para o exterior e se consolida como potencial gerador de emprego e renda no Estado. Para comemorar os grandes avanços, aconteceu, de 25 a 27 de maio, a I Feira de Couro e Artesanato de Governador Edison Lobão. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couro e Peles do Estado no Maranhão (Sindicouros), em parceria com o Governo do Estado, e contou com o apoio e a participação do Sistema Fiema.
Em abertura realizada na noite da quinta-feira (25), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, destacou a importância da ação para a cadeia produtiva do couro. “O Sistema Fiema, por meio do SESI, SENAI, e IEL e da própria Federação, tem participação importante para o sucesso deste segmento. Capacitamos os trabalhadores com tecnologia e inovação, proporcionando o deslocamento de unidades móveis até o município, além do treinamento e o aperfeiçoamento nas tecnologias de tratamento e beneficiamento do couro para transformação em bens de consumo”.
Baldez afirma ainda que essa cadeia produtiva deve em poucos dias mudar a realidade da cidade. “Na outra vez que estive aqui afirmei que em breve veríamos muitas fábricas de calçados e artefatos de couro, e hoje estamos aqui nessa feira, uma grande vitrine, pronta para exibir os produtos fabricados neste município, prontos para conquistarem mercados país a fora. Não tenho dúvidas que em pouco tempo muitas fábricas devem se instalar nesta região”.
A feira reuniu expositores da região e contou com programação durante todo o dia e noite. Palestras, oficinas, apresentações culturais, shows e concurso para a escolha da garota do couro, entre outros. Durante o evento, a unidade móvel do SESI disponibilizou acesso a vários cursos de Educação à Distância do SESI e do SENAI e também distribuiu gratuitamente literaturas brasileiras.
O presidente do Sindicouros, Adão Oliveira, acredita que a feira contribui para o desenvolvimento da região. “Nesse dia que comemoramos o dia da Indústria fazemos votos que essa feira se consolide com vantagens competitivas para o Maranhão e possibilite dias melhores com a criação de empregos, renda e desenvolvimento para o Estado e nosso município”.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, Governador Edison Lobão tem uma característica ímpar no Nordeste, pois no Norte e Nordeste não existe uma cidade que tenha quatro curtumes. “O setor do couro é hoje responsável por grande parte dos produtos comercializados para o exterior e, portanto, é um potencial gerador de emprego e renda para o país. E esta feira consolida e potencializa a riqueza dessa região. Portanto, quando sentamos juntamente com o sindicato para desenhar esse movimento da cadeia produtiva tínhamos certeza desse sucesso que contribuirá ainda mais com a geração de oportunidades e negócios”.
Sindicouros - De acordo com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (Cicb), atualmente, o Maranhão exporta 3,6 milhões de dólares, de couros, item que até então não fazia parte da pauta de exportação do nosso estado. Na cidade de Governador Edison Lobão se concentra o maior polo coureiro do estado, o município possui quatro curtumes que, juntos, somam mais de 1.500 postos de trabalho. Diariamente são produzidas 50 mil peles de couro que são exportadas para a Europa, Estados Unidos e China. O couro exportado serve para revestir bancos de automóveis e móveis, e além disso, no município são produzidos ainda produtos mastigáveis derivados de couros bovinos utilizados na alimentação de cães.
Capacitação da mão de obra - Cerca de 60 alunos foram qualificados por técnicos da unidade móvel de artefatos e calçados de couro do SENAI. Durante 6 meses, os moradores da região foram capacitados nos cursos de costureiro de calçados, montador de calçados, modelista de calçados e confeccionador de artefatos.
Com aulas teóricas e práticas para a produção de diversos itens, tais como bolsas, sapatos, cintos e carteiras que estão sendo expostos e comercializados durante a feira.
Comentários