São Luís - O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, obra de engenharia executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal existente na área, tornou-se um ponto turístico em São Luís, atraindo dezenas de pessoas todos os dias. Para garantir mais beleza e conforto ao visitante, o Governo do Estado decidiu incluir no projeto inicial, uma segunda etapa contemplando a urbanização da área.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, a licitação para a obra já foi concluída, a empresa vencedora está contratada e a Sinfra já possui o licenciamento ambiental, bem como a liberação da Marinha para o início dos serviços. “Já temos o documento. A expectativa é que em um mês a ordem de serviço para o início das obras seja assinada e em um ano a urbanização, não só do Espigão, mas de toda a orla da Ponta d’Areia, esteja totalmente concluída”, enfatizou.
A primeira etapa da obra, que inclui a complementação de pedra do Espigão e vai tornar a chegada das embarcações no local mais segura, deverá ser concluída em seis meses. Já a fase da urbanização total deve durar um ano.
O projeto inclui a construção de um deck de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais como item de ornamentação, proteção das laterais, bancos ao longo do Espigão, quiosques para venda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.
“O Espigão vai se tornar uma área de passeio público, um espaço de contemplação tanto para os moradores de São Luís quanto para os turistas, com quiosques de conveniência e bancos. A orla vai ter um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas como ciclismo, corrida e caminhada”, destacou Max Barros.
O Espigão - A estrutura do Espigão tem 572 metros de extensão e mais 128 metros perpendicular à área onde hoje é o Espigão, formando um ângulo de 90º, é nesse encontro que será construída a Marina da Ponta d’Areia. A obra tem largura variável, indo de 7 m, no ponto mais próximo da terra, até 13 m, no ponto mais profundo da orla. Já a altura, varia de quatro a 14 m. (Secom)
Dados do Espigão
Comprimento: 560m
Largura (início): 7m de crista
Largura (intermediária): 9,94m
Largura (final): 13,36m
Altura: 8m
Altura acima da preamar máxima: 1,4m
Benefícios do Espigão Costeiro ou quebra-mar
- Promover o fim da erosão na área da Ponta d’Areia;
- Recompor a faixa de praia do local;
- Desassorear o canal de navegação;
- Ajudar no processo de renovação da água da Lagoa da Jansen, pois no local era necessária a dragagem de forma mais eficiente.
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