William Marinho

Agência local do Sine estadual faz previsões otimistas quanto ao número de pessoas que serão contratadas neste final de ano. De acordo com Maria de Lourdes, pelo andamento das vagas que estão surgindo, o percentual de contratações deverá superar os 15% em relação a igual período do ano passado.
Segundo ela, este percentual poderá aumentar em decorrência de que não serão apenas as empresas locais de vendas que contratarão trabalhadores temporariamente, mas grandes empreendimentos já estão contatando o órgão para contratarem pessoal para trabalhar a partir deste mês de dezembro.
“Agora mesmo, estou encaminhando às emissoras de rádio e à imprensa em geral a lista de pessoal que estamos procurando para contratação imediata. E, como se observa, não são apenas para as lojas no final de ano, mas empresas que estão se instalando em Imperatriz e cidades vizinhas”.
Por este motivo é que acredita, inclusive, que o percentual deverá ficar em torno de 20%, conforme previsões mais otimistas. Sem anunciar qual a empresa, Lourdinha, como é mais conhecida, informou que mais de 200 pessoas serão contratadas até a metade deste mês para o início de janeiro. “A direção desta empresa nos procurou e orientou a iniciar o cadastramento de trabalhadores para serem contratados e estamos pedindo que acessem o site ou venham diretamente ao Sine para obterem maiores informações”.
Para janeiro deverá ser iniciada mais uma etapa do programa Profissional, criado pelo Governo do Estado para proporcionar aos jovens qualificação profissional e, desta forma, abrir portas no mercado de trabalho. Nesta nova etapa, serão ofertadas mais de cem vagas aos cursos oferecidos pelo programa. Também a Suzano deverá implementar nova etapa do Capacitar. Ou seja, crescem cada vez mais as oportunidades de os jovens adquirirem conhecimentos e entrarem no concorrido mercado de trabalho.
É importante destacar, conforme a diretora do Sine Maranhão, que a maioria dos jovens, cerca de 60%, consegue permanecer nos empregos temporários. “Depende unicamente da pessoa permanecer no emprego. As empresas querem quem pode trabalhar com determinação e vontade de crescerem. As oportunidades estão à disposição, restam agarrá-las”, finalizou.